28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

VANJA COELHO É HOMENAGEADA NA 14ª EDIÇÃO DO LIVRO "MULHERES QUE MUDARAM A HISTÓRIA DE PERNAMBUC

Esta é a maior honraria que já recebi, em 37 anos de carreira”

A perita criminal da Polícia Científica de Pernambuco, Vanja Coelho, foi homenageada na 14ª edição do livro "Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco", na tarde do último sábado (05/05). O evento, promovido pela Casa da Imprensa e o Jornal Voz do Planalto, foi realizado no auditório Tabocas, no Centro de Convenções de Pernambuco, no bairro de Salgadinho, em Olinda.

Para Vanja esta foi à honraria mais marcante, em 37 anos de carreira. “Eu diria que está é a maior homenagem que já recebi. Estou muito feliz por integrar o grupo de 55 mulheres homenageadas pelo livro ‘Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco’. São mulheres que fazem do seu profissionalismo um dogma em sua vida, e que utilizam a honestidade com a certeza do trabalho, que estão desempenhando a favor da sociedade pernambucana”, declarou a perita.

História - Nascida na capital pernambucana, Vanja de Oliveira Coelho, de 61 anos, é graduada em Direito, Letras e Secretariado. Entrou para a Polícia Civil de Pernambuco em fevereiro de 1981. No ano de 1988, foi promovida a comissária de polícia.

Em 1989 fez concurso interno para galgar aos cargos de perita criminal e delegada ad hoc, optando pelo primeiro cargo. “Eu conversei com Deus e disse a ele que o primeiro cargo que me chamasse eu iria atuar. Passei nas duas provas e fui convocada para ingressar na Polícia Científica”, contou Vanja. Ela atuou ainda como delegada na resolução de inquéritos criminais.

No Instituto de Criminalista de Pernambuco, atuou nos Posto das cidades de Petrolina, Caruaru e Salgueiro. Neste último, assumiu o posto de gestora. Chegou ainda a chefiar a Unidade de Coordenação de Plantão do IC – UNICOPLAN.

Hoje Vanja trabalha no Departamento de Polícia de Proteção a Pessoa – DHPP, sendo detentora de 11 mil perícias em locais de crimes. A perita criminal é especialista em reprodução simulada dos fatos, tendo atuado em casos de grande repercussão, dentre eles, o caso do promotor de justiça, Thiago Farias, assassinado em Itaíba; o caso de Tarsila Gusmão e Maria Eduarda Dourado, assassinadas em Ipojuca; e no caso do boxeador canadense, Arturo Gatti, representando a Perícia de Pernambuco, no Canadá.

Recentemente Vanja atuou na reprodução simulada da morte da presidente do bloco carnavalesco Eu Acho É Pouco, Maria Alice Soares dos Anjos, em Olinda.