Governo de Pernambuco, Ministério Público e municípios fecham parceria para rede de apoio às vítimas de violência

WhatsApp Image 2022-09-22 at 17.46.07.jpeg

WhatsApp Image 2022-09-22 at 17.57.43.jpeg

O Ministério Púlblico de Pernambuco firmou um Termo de Cooperação Técnica com as secretarias estaduais de Defesa Social; Saúde; Desenvolvimento Social; Justiça e Direitos Humanos; e termo de adesão com 25 municípios pernambucanos com o intuito de criar uma rede de apoio às vítimas de violência. A cerimônia foi na manhã desta quinta-feira (22), no auditório da OAB, bairro de Santo Antônio.

Por meio do projeto Reviv, o objetivo é propiciar o atendimento e acolhimento humanizados às vítimas de crimes violentos e seus dependentes, proporcionando acesso à assistência social, psicoterápica e à saúde. A rede de apoio funcionará a partir de uma atuação integrada e transversal das instituições, órgãos públicos, sociedade civil e/ou entidades privadas que aderirem ao projeto, mediante capacitações dos atores e criação de rede estadual e municipal de atendimento e assistência.

“A gente precisa ter esse olhar diferenciado com as pessoas que foram vítimas de violência e os seus familiares. Assim como fazemos no Pacto pela Vida, é importante ações conjuntas com todos os parceiros para trazer um novo momento de atenção a essas pessoas. Esse projeto sendo bastante exitoso poderemos ampliar para todo o Estado, assim como estamos ampliando outros projetos em conjunto com o Ministério Público, como, por exemplo, o Monitor de Justiça. O nosso foco é sempre a redução da criminalidade e levar mais paz e tranquilidade ao povo pernambucano”, declarou Humberto Freire, secretário de Defesa Social.

Entre as ações previstas dentro do Reviv estão a elaboração de protocolos e fluxo de atendimento às vítimas de crimes violentos e seus dependentes, a definição de responsabilidades e competências dos órgãos, poderes e entidades, além da elaboração e realização de curso de capacitação para os profissionais de assistência social e de saúde para compor as equipes de atendimento. A rede surgiu a partir da adesão do MPPE ao Movimento em Defesa das Vítimas, coordenado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O Movimento tem o objetivo de divulgar informações sobre os direitos, garantir a proteção e resgatar a dignidade das vítimas de crimes violentos e seus familiares.

Durante o evento, houve a palestra "Sobre os impactos da violência: conhecimentos básicos para a escuta e acolhimento em contextos traumáticos", ministrada pela psicóloga Arielle Sagrillo Scarpati, mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal do Espírito Santo e doutora em Psicologia Forense pela University of Kent (Reino Unido). Arielle Scarpati foi a palestrante escolhida pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para o lançamento da Campanha do Movimento Nacional em Defesa das Vítimas.

Foto: Vinicius Acioli | Divulgação SDS