Governo firma parceria no Projeto Monitor de Justiça

Iniciativa que integra poderes e órgãos estaduais visa a reduzir a média de espera por julgamento em processos de homicídios em Pernambuco

PROJETO MONITOR DE JUSTIÇA 07012021 2Na primeira reunião do Pacto Pela Vida (PPV) de 2021, nesta quinta-feira (07/01), o governador Paulo Câmara assinou termo de cooperação para viabilizar a implantação do Projeto Monitor de Justiça. A iniciativa é uma parceria entre Poder Judiciário, Ministério Público (MPPE), Defensoria Pública, Secretaria de Defesa Social (SDS) e Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) de Pernambuco. Seu objetivo é possibilitar, por meio de ações conjuntas dos poderes e órgãos envolvidos, acelerar a investigação e o julgamento dos casos de homicídios com autoria identificada em Pernambuco, reduzindo a média atual de julgamento dos crimes de quatro anos e meio para 399 dias.

“Vamos buscar, nesse processo de integração com as instituições, dar mais celeridade desde a ocorrência até o julgamento. Isso vai ser totalmente monitorado, com a participação de todos, para que as respostas sejam efetivas e garantam a certeza de rapidez em relação à justiça para quem comete algum tipo de delito no Estado de Pernambuco”, pontuou Paulo Câmara.

Sobre a primeira reunião do PPV, o governador destacou que foi um momento importante para o planejamento de 2021. “Neste ano teremos muito que fazer para melhorar a segurança de Pernambuco, para que o Estado possa continuar a ser referência numa política consistente de diminuição de criminalidade e da sensação de insegurança”, afirmou.

O Projeto Monitor de Justiça terá início nos municípios de Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Nazaré da Mata, Paulista, Palmares e Vitória de Santo Antão, podendo posteriormente ser expandido para outras cidades. “São municípios que já acompanhamos há algum tempo e trazem um impacto nos índices monitorados no Pacto Pela Vida. O Monitor de Justiça estará observando as cidades que precisam realmente de um esforço maior para reduzir sensivelmente o tempo dos julgamentos”, explicou o promotor de Justiça do MPPE Luís Sávio Loureiro.

Fonte: Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Foto: Aluísio Moreira/SEI