Alunos do Curso de Formação de Oficiais da PMPE e CBMPE participam da Cerimônia de Entrega do Espadim

capa 28.10.JPG

O governador Paulo Câmara e o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, participaram, na tarde de hoje (27), na Academia de Polícia Militar de Paudalho (APMP), Zona da Mata Norte, da Cerimônia de Entrega do Espadim Tiradentes e do Espadim Dom Pedro II, que marcou etapa importante do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Com isso, 75 alunos iniciam as atividades e disciplinas práticas da profissão que exercerão a partir de junho de 2022, após a conclusão do curso.

Na solenidade, 55 futuros oficiais da PMPE receberam o Espadim Tiradentes. Já aos 20 futuros oficiais do CBMPE foram entregues o Espadim Dom Pedro II. Esses instrumentos, que são sabres em escala menor, levam o nome dos patronos das duas corporações e simbolizam um rito de passagem na carreira desses jovens. A honraria recebida está associada à imagem do cadete e representa o símbolo maior do aluno-oficial, uma peça exclusiva, numerada e com detalhes em metal dourado, que exige de seu portador manutenção constante durante o período do curso.

Essa foi a primeira solenidade do tipo desde o início da pandemia. Por isso, protocolos foram seguidos para prevenir a transmissão de Covid-19.

“Aproveitem essa formação. Vocês são o futuro de duas corporações centenárias e respeitadas em todo o Brasil”, disse o governador Paulo Câmara. Já o secretário Humberto Freire falou da satisfação de ver a Academia da PMPE funcionando. Foram muitas reuniões com diversos órgãos e secretarias, tratativas, busca de protocolos para chegarmos ao dia de hoje. Até maio do ano que vem, mais de 2 mil profissionais, das quatro operativas, integrarão o Pacto pela Vida, que é referência nacional e internacional no combate à violência”, discursou Freire.

O evento contou com a presença dos presidentes da Alepe, deputado Eriberto Medeiros, e do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, além de secretários, deputados e comandantes das forças de segurança.

1.28.10.JPG2.28.10.JPG

3.28.10.JPG4.28.10.JPG