AÇÕES PREVENTIVAS MARCAM O DIA INTERNACIONAL DE CRIANÇAS DESAPARECIDAS

DPCA CRIANÇAS DESAPARECIDAS 24.05 1Na manhã da última sexta-feira (24/05) foram realizadas ações preventivas voltadas ao Dia Internacional de Crianças Desaparecidas, bem como à Prevenção ao Abuso, Exploração Sexual e Tráfico de Crianças e Adolescentes.  O encontro aconteceu no Boulevard do Rio Branco, no Recife Antigo, região central do Recife.

Na ocasião, estudantes da rede pública municipal de ensino do Recife, com idade entre 8 e 10 anos, e familiares de crianças e adolescentes desaparecidos participaram de palestras preventivas sobre o tema, ministradas por representantes do  Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria de Defesa Social (NETP/SDS) e Polícia Rodoviária Federal.

“Não pegar na mão de estranhos, não sair com pessoas que não conhece, falar com o pai e a mãe sobre algo que esteja acontecendo de errado são algumas das recomendações que eu dou aos meus filhos e é muito bom ver que esse ensinamento está sendo reforçado por estes profissionais” afirmou Elianeide Olímpia, uma das mães presentes ao evento.

O Departamento de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) da Polícia Civil de Pernambuco esteve orientando aos participantes do evento sobre as medidas de prevenção e formas de agir em caso de desaparecimento de crianças e adolescentes, assim como identificar os sinais de agressão física, abuso e exploração sexual.

“O desaparecimento de adolescentes é frequente, pois na maioria dos casos eles mesmos fogem de suas casas e na rua se tornam vulneráveis a abusos e outros fatores. Já as crianças são um caso mais delicado, pois elas se perdem de seus pais e tendem a aceitar tudo o que é oferecido por estranhos, como bombons, passeios. Ao aceitar, elas podem ser vítimas de abuso sexual, tráfico infantil, entre outros crimes. Então é muito importante estar alerta. Os pais devem tomar mais cuidado, verificar se a criança está com o comportamento alterado e sempre acompanhá-la na escola ou em qualquer outro local”, afirmou o delegado Darlson Freire, gerente da DPCA.

“A Secretaria sempre buscou, em diversas estratégias, prevenir situações e combater o crime. E esta parceria do DPCA com o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da SDS só reforça a importância de um assunto tão sério e que deve ser discutido e combatido. Lugar de criança é na escola. A criança e o adolescente têm direito de brincar e se divertir sem ter medo de sofrer perturbações desse nível. Nosso dever, enquanto protetores, é cuidar para que esse número de crimes infantis caia, e que os pais tomem conhecimento da importância da prevenção”, afirmou o secretário executivo da SDS, Humberto Freire, presente no evento.

O Instituto Lúcia Ferraz colaborou com atividades lúdicas para as crianças, que também puderam interagir com cães de salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco em uma palestra de Prevenção ao Desaparecimento e Acidentes Marítimos.

DPCA CRIANÇAS DESAPARECIDAS 24.05 2