Programa de enfrentamento à violência em Paulista entra em nova fase

Reunião do comitê interministerial do Programa "Em Frente, Brasil" ocorreu nesta segunda-feira (13/01) para planejar a segunda etapa da ação, que envolve governos municipal, estadual e federal, voltada para a prevenção da criminalidade

Representantes do Estado de Pernambuco, do município de Paulista e do governo federal reuniram-se nesta segunda-feira (13/01) para iniciar o planejamento da segunda fase do Programa "Em Frente, Brasil", iniciativa de combate aos crimes violentos que acontece em cinco municípios do País. Nessa etapa, as forças de segurança pública das três esferas governamentais têm o objetivo de reforçar não apenas as ações de repressão, mas também as de prevenção à criminalidade. O encontro ocorreu no Centro Administrativo de Paulista, na Região Metropolitana do Recife.

EM FRENTE BRASIL SEGUNDA FASE 13.01 3

Durante a solenidade de abertura da reunião de trabalho, o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antonio de Pádua, ressaltou a necessidade de seguir reduzindo os índices de roubos e homicídios. Desde o início do programa piloto do "Em Frente, Brasil", em agosto de 2019, Paulista reduziu os crimes violentos contra a vida em 22,1%. "Temos que agradecer o trabalho das Polícias Militar, Civil  e Científica, Guarda Municipal e Força Nacional, que estão ocupando espaços onde identificamos maior vulnerabilidade. A intensificação do trabalho com prevenção social vai consolidar esse resultado, fazendo com que perdure", afirmou.

O secretário destacou a parceria com as secretarias estaduais da Mulher, de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, cujos secretários Silvia Cordeiro e Cloves Benevides, respectivamente, estiveram presentes à reunião em Paulista. Além dos órgãos governamentais de Pernambuco, participam secretarias da Prefeitura de Paulista, capitaneadas pela Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil, e os Ministérios da Justiça; da Educação; da Cidadania; Da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; do Desenvolvimento Regional e da Saúde, além da Presidência da República.

O prefeito de Paulista, Júnior Matuto, agradeceu à equipe do programa e lembrou que o trabalho precisa ser continuado. “Tivemos a felicidade de renovar essa força-tarefa por mais seis meses, pois nossa preocupação era com a consolidação desse programa. Por isso estamos atuando também com ações de outras secretarias, como a de Infraestrutura, pois sabemos a importância da iluminação pública para a segurança. Precisamos agora fazer com que esse piloto mude a realidade dos territórios alcançados.”