28° C

Secretaria de
Defesa Social

Estatísticas

PRINCIPAL

 

 PAGINA INDICADORES

BANCO DE DADOS E METODOLOGIA

BANCO DE DADOS E METODOLOGIA

Pautada pela transparência, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco disponibiliza, mensalmente, estatísticas criminais para toda a sociedade. Desde 15 de julho de 2020, a SDS ampliou o banco de dados para consulta pública, com detalhamento de crimes contra a vida e o patrimônio, estupro e violência doméstica e familiar.

Além de serem disponibilizados em planilhas e documentos em PDF, os indicadores de Mortes Violentas Intencionais (homicídio, feminicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte, outros crimes resultantes em morte e morte por intervenção de agente do estado), Crimes Violentos Letais Intencionais (homicídio, feminicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e outros crimes resultantes em morte), Crimes contra o Patrimônio (que englobam diversas modalidades de roubo e furto), violência doméstica e familiar contra a mulher e, ainda, de estupro, podem ser visualizados por meio de painéis que permitem acesso aos dados sob diferentes recortes. Os dados de cada mês são publicados de maneira preliminar até o 5° dia do mês subsequente e consolidados até o 15º dia do mês subsequente.

Entre os novos dados que podem ser acessados, estão as especificações por sexo, idade, e comparações com anos anteriores, por meio de consulta das séries históricas de estatísticas criminais reunidas pela Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGACE) da SDS. Continuam disponíveis os dados por municípios e regiões do Estado. Também está público um dicionário de termos usados neste material, assim como a metodologia de coleta e consolidação de dados para cada tipo de crime, o que facilita a compreensão das estatísticas por parte de pesquisadores, autoridades policiais, gestores públicos e população em geral.

Para chegar a um formato que aliasse qualidade da informação e respeito à privacidade das vítimas e seus familiares, a GGACE analisou legislações vigentes, a exemplo da Lei Acesso à Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados, e pesquisou experiências de outros Estados da Federação e do Ministério da Justiça e Segurança Pública, através de seu Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

 

ACESSE OS RELATÓRIOS

 

 

 

 

Botão CVLI 

Botão-MVI.jpg 

Botão-VDFCM.jpg  

Botão-ESTUPRO.jpg

BOTÃO-CVP.jpg 

Botão PP