28° C

Secretaria de
Defesa Social

Acessibilidade

Acessibilidade

O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.

Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.

Na parte superior do Portal do Governo do Estado de Pernambuco existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.

Os padrões de atalhos são:

1- Tamanho do Texto

Ctrl + + Aumenta o zoom da página;

Ctrl + - Diminui o zoom da página;

Ctrl + 0 Deixa o zoom da pagina padrão.

Alguns browsers possibilitam a alteração do tamanho do texto da seguinte forma:
Internet Explorer: selecione o Menu Opções "Mostrar: Tamanho do Texto";
Mozilla: selecione o Menu Opções: "Mostrar: Tamanho do Texto";
Opera: selecione o Menu Opções: "Mostrar Zoom";
Safari: selecione o Menu Opções: "Apresentação; Aumentar/Reduzir tamanho do texto".


2- Atalhos de teclado

1 -- Pular o foco para o conteúdo principal;

2 -- Pular o foco para a navegação principal;

3 -- Ir para a página com o mapa do site;

4 -- Ir para esta página sobre Acessibilidade


3- Compatibilidade com browsers

Este portal é compatível com todos os navegadores modernos:
Firefox 2+, Internet Explorer 7+, Safari, Konqueror, Opera 10+, Chrome 1+


4- Leitores de Tela

Os leitores de telas são programas que, interagindo com o Sistema Operacional do computador, capturam toda e qualquer informação apresentada na forma de texto e a transforma em uma resposta falada utilizando um sintetizador de voz.

O leitor de telas “varre” os programas em busca de informações que podem ser lidas para o usuário, possibilitando a navegação por menus, janelas e textos presentes em praticamente qualquer aplicativo.

A navegação é feita através de um teclado comum, dispensando o uso do mouse na maior parte do tempo, e o áudio é emitido através da placa de som presente no computador. Nenhuma adaptação especial é necessária para que o programa funcione e possibilite a utilização do computador pelo deficiente visual. Deste modo, o usuário pode ouvir tudo o que está sendo mostrado, conforme navega pelo sistema e/ou utiliza os comandos do programa. (Fonte: http://www.movimentolivre.org/)

Leitores de tela
1ª - NVDA (Non Visual Desktop Access) - Download
2ª - ORCA - Download