SDS realiza balanço do primeiro final de semana da Operação Quarentena

0322 - Secretário Antonio de Pádua - Op Quarentena dia 4_site.jpg

Foram 9.698 pessoas orientadas, 3.515 estabelecimentos fiscalizados e 64 pessoas conduzidas à delegacia em todo o Estado. Nos quatro dias de Operação, 264 pessoas foram conduzidas a uma delegacia por descumprir as normas sanitárias contra disseminação do coronavírus. Secretário reforça importância da população em aderir ao isolamento social.

A Secretaria de Defesa Social (SDS) realizou, na manhã desta segunda-feira (22), o balanço do primeiro final de semana da Operação Quarentena. No total, foram 9.698 pessoas orientadas, 3.515 estabelecimentos fiscalizados e 64 pessoas conduzidas à delegacia em todo o Estado. A avaliação dos dados foi realizada em reunião online, no Centro Integrado de Comando e Controle do Recife e suas unidades regionais de Caruaru e Serra Talhada.

No domingo (21), as forças de segurança chegaram a orientar 4.352 pessoas e precisaram conduzir 26 a delegacia por descumprir o artigo 268 do Código Penal, além de fiscalizar 1.679 estabelecimentos. Deste total, 40% das infrações foram nos municípios do Sertão e 37,5% na Mata e Agreste.

“No domingo, tivemos 49,7% de isolamento social em todo o estado de Pernambuco e 51,7% no Recife. Apesar da colaboração da maioria da população, as forças de segurança pública tiveram que intervir, como no caso de um grupo de 8 pessoas que fazia um luau em Fernando de Noronha na noite de domingo (21/03). Sem máscaras, eles comiam e bebiam na Praia do Boldró, quando, por volta das 22h, houve a abordagem de policiais militares. O grupo acabou sendo conduzido à Delegacia de Fernando de Noronha, onde foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência”, declarou Antonio de Pádua, secretário de Defesa Social de Pernambuco.

Nos quatro dias de quarentena, um total de 204 pessoas foram conduzidas à delegacia por resistir à orientação para cumprir as medidas sanitárias decretadas pelo Governo de Pernambuco contra a disseminação do novo coronavírus. Neste período, 17.337 pessoas foram orientadas sobre as normas em vigor e 6.719 estabelecimentos fiscalizados.

“Vamos continuar monitorando todo o Estado até o próximo domingo, inclusive com o uso dos nossos drones, principalmente nas praias. Além disso, continuaremos com o reforço nas atividades de inteligência e no efetivo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, que estão nas ruas trabalhando na fiscalização com os Procons, Guardas Municipais e Vigilâncias Sanitárias. Neste momento, é fundamental que os pernambucanos continuem colaborando, tanto no isolamento social quanto denunciando aqueles que insistem em descumprir as normas sanitárias, que são para a proteção de todos", frisou Pádua.

A Operação Quarentena segue até 28 de março deste ano e conta com reforço de 4.990 profissionais das operativas da SDS. A medida visa ao cumprimento do Decreto Estadual Nº 50.433, de 15 de março de 2021. A população pode colaborar com denúncias ao telefone 190, que atende 24 horas por dia.

Foto: Divulgação SDS