Coronavírus: forças de segurança conduzem 41 pessoas a delegacias

Desobediência aos decretos do Governo do Estado que estabelecem medidas de prevenção à Covid-19 motivou detenções em 24 municípios de Pernambuco. Com atuação das polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, elas estão ocorrendo desde a ativação do Centro Integrado de Comando e Controle Regional, em 18 de março. Detidos promoveram aglomerações e funcionamento irregular de comércio, bares e restaurantes, descumprindo normas sanitárias para o enfrentamento à epidemia

As polícias de Pernambuco já detiveram um total de 41 pessoas acusadas de desobedecer aos decretos do Governo do Estado que impõem medidas de enfrentamento à epidemia de Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus. O saldo é computado desde a ativação do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), no dia 18 de março. Operações evolvendo as operativas de segurança, em que houve necessidade de condução a uma unidade de Polícia Civil, ocorreram em 24 municípios, de todas as regiões do Estado.

Na noite de ontem (31/03), na Zona Rural de Petrolina, Sertão do Estado, duas pessoas foram conduzidas para a delegacia. São donos de dois bares onde pessoas jogavam sinuca. A Polícia fez a orientação para imediata dispersão da aglomeração e fechamento dos estabelecimentos, mas houve recusa por parte dos proprietários. Entre os 24 municípios onde a segurança teve de fazer conduções, Goiana foi o com mais ocorrências, com quatro, seguido por Cabrobó, Caruaru e Itambé, com três cada.

Segundo o Decreto Estadual nº 48.832, assinado pelo governador Paulo Câmara em 19 de março, desde 21/03 só podem funcionar normalmente os serviços considerados essenciais, a exemplo de supermercados, farmácias, casas de ração, depósitos de água e emergências hospitalares. Estabelecimentos que fornecem refeições podem funcionar apenas como entrega em domicílio ou ponto de coleta.

Desde 18/03, primeiro dia de ativação do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), até terça (31/03), foram recebidas 17.409 denúncias relativas ao descumprimento das medidas estaduais contra a Covid-19. Dessas, 3.977 (23%) eram queixas sobre abertura de comércio. Já o funcionamento irregular de bares, restaurantes e similares motivou 3.268 das ligações (19%).

As reclamações estão sendo dirigidas ao telefone 190, que funciona 24 horas e é uma das estratégias da segurança pública no enfrentamento ao novo coronavírus.

“A grande maioria da população tem colaborado com as determinações. As polícias têm feito um trabalho de orientação e convencimento. Somente em casos de desobediência e desacato é feita a condução para uma delegacia. Não adotar medidas preventivas para evitar a disseminação de doenças infectocontagiosas é crime, conforme o artigo 268 do Código Penal, e prevê detenção de 1 mês a 1 ano. As polícias estão cumprindo sua missão nas ruas, e contamos com o apoio das prefeituras, por meio de suas guardas e diretorias de controle urbano, na fiscalização de feiras, comércio, áreas de lazer e demais espaços públicos”, diz o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antonio de Pádua.