Pontos de bloqueio chegam a 61 na Operação Quarentena

Na última semana de medidas restritivas de circulação no Recife e outras quatro cidades da Região Metropolitana, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco aumentou em 74% o número de blitzes de fiscalização, que eram 35 no início da operação. Objetivo é garantir cumprimento das regras e conscientizar a população a colaborar com o isolamento social no combate ao novo coronavírus

O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), conseguiu ampliar para 61 os pontos de bloqueio da Operação Quarentena, no último domingo (24/05). São 74% locais a mais em relação ao início dessa ação, que tinha 35 blitzes em 16 de maio e vem sendo progressivamente intensificada. Com isso, o efetivo das forças de segurança pública nas ruas chegou a cerca de 1.600 por dia, visando a assegurar que a população contribua com o isolamento social, necessário para conter a propagação do novo coronavírus.

Desde 16 de maio, quando entrou em vigor o Decreto Estadual n° 49.017, mais de 121 mil veículos foram abordados nas blitzes montadas no Recife e em Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. São essas as cinco cidades que mais concentram casos de pessoas infectadas com a covid-19. Por isso, o decreto determina que a circulação de pessoas é restrita apenas a quem trabalha em atividade essencial ou precisa buscar um serviço essencial, como atendimento médico e compra de alimento ou remédio.

OPERAÇÃO QUARENTENA AV SUL 25 05 2020 2Além da fiscalização do rodízio de veículos nas blitzes, as forças de segurança estão nas ruas com a Operação Choque de Ordem, que já orientou mais de 160 mil pessoas. Somente no domingo, 94 equipes de bombeiros militares e PMs, com apoio de órgãos municipais de controle urbano, percorrem as cinco cidades em quarentena para fiscalizar se o comércio, restaurantes, bares e outros estabelecimentos estão obedecendo às regras de quarentena. Ao longo dos nove dias de restrições, 26.713 desses locais foram fiscalizados. Desse total, mais de 700 tiveram que fechar as portas após intervenção das equipes da SDS, pois funcionavam irregularmente. Nessa operação, também se verifica a necessidade essencial do deslocamento e o uso obrigatório de máscara de proteção.

Essas medidas são determinantes para aumentar a taxa de isolamento social até 31 de maio, a fim de frear a transmissão do novo coronavírus em Pernambuco e fazer a curva de contágio desacelerar, como enfatiza enfatiza o secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire.

“Recife foi a capital com mais isolamento no país tanto no sábado como no domingo agora, quando chegou a 61,3%. Juntos, os cinco municípios que estão em quarentena em Pernambuco têm conseguido manter esse índice acima de 50%, e alguns superam os 60% também, como Olinda ontem. Para avançar ainda mais, nesta segunda-feira temos os pontos de bloqueio e as equipes da Choque de Ordem nos bairros. Além disso, contamos com 26 equipes exclusivamente para acompanhar as filas dos bancos com pagamento do auxílio emergencial. Então é um esforço concentrado, um trabalho que envolve muitos profissionais, mas precisamos que a população se engaje ainda mais. Contamos com os pernambucanos para que, até o dia 31, possamos aumentar esse isolamento, passar pelo pico de contágio e possibilitar uma retomada gradual das atividades. Temos que ter todas as medidas necessárias para preservar as vidas dos pernambucanos e ver menos famílias sofrendo por causa da pandemia”, reforça Freire.