Polícia Militar recebe reforço de 506 novos soldados

Profissionais, que concluíram o curso de formação da PMPE, atuarão no trabalho de policiamento ostensivo em todo o Estado já neste mês de janeiro

A partir desta terça-feira (21/01), 506 novos policiais militares estarão reforçando o policiamento ostensivo nas ruas do Recife e da Região Metropolitana, fortalecendo, assim, as ações do Pacto pela Vida em todo o Estado. Os soldados participaram, nesta segunda-feira (20/01), da cerimônia de formatura do curso de Formação e Habilitação de Praças da Polícia Militar, realizada no Campo do Derby, localizado no Quartel do Comando Geral da PMPE. Após esse período inicial na RMR, em fevereiro esse contingente será distribuído aos batalhões e demais unidades espalhados pelo Estado. Entre os 506 concluintes, destacaram-se, com as maiores notas, Hayssa Gabriela Medeiros de Araújo (1º lugar, com média 9,972), agraciada com a medalha Tiradentes; Diego Lopes de Lima (2º lugar, média 9,944) e José Allyson Joaquim Araújo da Silva (3º lugar, média 9,942).

A solenidade contou com a presença do governador Paulo Câmara, do secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, e do comandante da PM, coronel Vanildo Maranhão. “São 25 meses de redução no número de homicídios e 28 meses de redução consecutiva no número de roubos e furtos. Agora, com o acréscimo desses novos praças, vamos ter condições de avançar ainda mais. Vamos continuar trabalhando por um Pernambuco cada vez mais seguro, onde as pessoas sintam orgulho de morar”, disse Paulo Câmara, aproveitando  para dar boas-vindas aos novos praças. “É importante os senhores saberem a responsabilidade de honrar a farda que vestem. Façam o trabalho que vocês foram treinados para fazer. Vocês estão prontos para salvar vidas, para trazer cidadania e para garantir a paz no nosso Estado”, finalizou.

NOVOS 506 SOLDADOS PMPE 20.01.2020 2"Essa nova turma é mais um reforço para a segurança de Pernambuco. Faz parte da renovação dos quadros da Polícia Militar. Ao longo desses cinco anos, foram mais de quatro mil novos policiais militares na corporação. Se a gente contabilizar todos os servidores da área de segurança, são mais de sete mil novos servidores, a exemplo da semana passada, quando foram contratados mais de 60 novos oficiais”, explicou o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.

Premiada como melhor colocada geral no curso de Formação e Habilitação de Praças, a soldado Gabriela Medeiros falou sobre a felicidade de fazer parte da PMPE. “A colocação é muito importante, é nesse momento que a gente vê o reconhecimento de tudo que foi planejado ao longo dos últimos meses. Mas o que realmente importa é saber que todos nós estamos preparados para servir à sociedade. É a nossa principal missão dentro da Polícia Militar”, afirmou.

Iniciado em julho de 2019, o Curso de Formação de Praças da PMPE levou sete meses. Durante esse período, os profissionais tiveram aulas de conhecimentos jurídicos, direitos humanos, controle social, gerenciamento de crise, gestão integrada e comunitária. Também puderam conhecer o funcionamento das diversas unidades que compõem a Polícia Militar de Pernambuco, incluindo as especializadas, como BOPE, BPChoque, Rocam e CIPCães.

Ao todo, foram 1.074 horas de curso, que prepararam os novos policiais militares para atuação em policiamento ostensivo preventivo fardado, atendimento e solução de ocorrências, controle de distúrbios e restabelecimento da ordem pública, assim como atividades operacionais e policiamento reservado.

Recursos humanos – Com mais essa convocação, o Governo do Estado já soma um total de 4.674 novos policiais militares convocados desde o ano de 2015. Além disso, outros 1.787 profissionais foram convocados para ingressar nas fileiras das Polícias Civil e Científica, assim como do Corpo de Bombeiros Militar.

Mais profissionais – Ainda em 2020, 500 novos agentes estarão reforçando o efetivo da Polícia Civil, em Pernambuco. Esses profissionais concluem o curso de formação também neste mês de janeiro.

Com informações da Secretaria de Imprensa