SDS e Sindicato dos Bancários reúnem-se para tratar de parceria no combate a roubos a bancos

Encontro ocorreu nesta terça-feira (23/04) na sede da secretaria, no Recife, com a presença do secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire, e de demais membros da Força-Tarefa Bancos da SDS

Com o objetivo de ampliar as contribuições para a Força-Tarefa Bancos (FT Bancos), a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) reuniu-se nesta terça-feira (23/04) com representantes do Sindicato dos Bancários de Pernambuco. E reunião foi coordenada pelo secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire, que também preside a FT Bancos. Em pauta, a cooperação entre as instituições no compartilhamento de informações que subsidiem ações de prevenção e repressão aos crimes cometidos contra instituições bancárias e financeiras.

Estabeleceu-se que tanto a SDS quanto o sindicato fornecerão dados relevantes que possam auxiliar no combate a essas modalidades criminosas contra bancos, carros-fortes e caixas eletrônicos. “Sempre estamos buscando não só a interlocução com os órgãos de segurança, mas também com os entes bancários, e agora com o sindicato, na busca por melhorias na prestação de serviço de segurança pública. O trabalho tem dado certo, tanto que mapeamos durante 2018 expressivas quedas nas ocorrências dessa natureza, e agora nos três primeiros meses de 2019 também”, salientou Humberto Freire.

No primeiro trimestre deste ano, a retração desse tipo de crime alcançou 53% em comparação com o período correspondente em 2018, passando de 19 para 9 investidas. Entre janeiro e março deste ano, aconteceram dois furtos e um roubo a banco, três roubos a carro-forte e três furtos de caixas eletrônicos.

O secretário executivo destacou, ainda, que o desafio de continuar reduzindo os crimes dessa natureza é de interesse de toda a sociedade, sendo tratado com total transparência. “Precisávamos dar esse passo adiante de conversar, conhecer os números do sindicato e expor os nossos. Ficou bem claro que apenas há uma questão de diferença de metodologia entre o que o sindicato computa e o que nossas ocorrências atendem de acordo com os parâmetros oficiais e legais. Mas já pactuamos que, ao final de cada mês, enviaremos as estatísticas oficiais ao sindicato e eles em contrapartida vão nos alimentar com informações, continuaremos nos reunindo.”

Para o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Bancários, José Rufino, a reunião foi satisfatória e demonstra o interesse comum de promover mais segurança para a população. “É a segunda vez que fazemos esse tipo de reunião com a SDS e estamos unificando as informações. Se fizermos uma superposição dos números que a SDS e o sindicato têm em relação a bancos, eles vão ser bem semelhantes. O encontro é muito benéfico porque esse diálogo entre bancos, SDS e trabalhadores busca trazer mais qualidade no serviço que é prestado à população pela SDS”, apontou.