Bombeiros atuam nas praias para orientar sobre coronavírus

Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, com apoio da Polícia Militar e das prefeituras da Região Metropolitana do Recife e Litoral, estarão na orla a partir deste sábado (21/03) para esclarecer a população, a fim de cumprir o Decreto Estadual nº 48.832, que define medidas restritivas de acesso às praias de Pernambuco como uma das ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Idas à praia devem limitar-se apenas a atividades físicas individuais. A partir das 8h deste sábado (21/03), porta-voz do CBMPE estará à disposição da imprensa no Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) para detalhar a ação

Bombeiros militares estão nas praias da capital pernambucana a partir deste sábado (21/03) orientando a população a respeitar as determinações de uso restrito desse espaço público, conforme o Decreto Estadual nº 48.832, de 19 de março último. De acordo com o decreto assinado pelo governador Paulo Câmara, desta data em diante as praias somente poderão ser frequentadas para prática de atividade física individual, estando proibidos os esportes coletivos e qualquer tipo de comércio. As medidas fazem parte do conjunto de ações do Governo do Estado no enfrentamento ao novo coronavírus.

WhatsApp Image 2020-03-23 at 16.52.37 (1).jpeg

A ação educativa ocorrerá em parceria com as respectivas prefeituras. No Recife, o trabalho se dará nas praias de Boa Viagem, do Pina e de Brasília Teimosa, bairros da Zona Sul. Além de abordar e sensibilizar os frequentadores junto à Guarda Civil Municipal do Recife (GCM) e à Diretoria de Controle Urbano do Recife (Dircon), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE) terá profissionais de plantão nos 8 postos avançados dispostos na areia, ao longo da orla da capital. Ao todo, são 40 bombeiros envolvidos. Ao mesmo tempo, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) continuará com o policiamento de área destinado a cada região, preparada para agir em casos que demandem sua intervenção.

Quiosques e equipamentos de lazer, musculação e ginástica instalados no calçadão estarão isolados, não podendo ser utilizados por quem se dirigir às praias. “É importante dizer que quem quiser correr ou caminhar sozinho pode ir, desde que respeite a distância de outras pessoas, como recomendado pelas autoridades sanitárias. O que ninguém pode é se reunir em práticas coletivas, e isso em qualquer orla do Estado. Vale também para municípios que não estão na costa, mas contam com rios e represas, como Petrolina e Petrolândia”, lembrou o tenente-coronel Erick Aprígio, chefe de Planejamento e Operações do CBMPE.

OPERAÇÃO BAR SEGURO - Além da presença nas praias, o CBMPE e a PMPE desenvolveram neste fim de semana a Operação Bar Seguro e a Operação Lei Seca, que fiscalizarão se bares, restaurantes, lanchonetes e similares estão obedecendo ao Decreto Estadual nº 48.832. Conforme a determinação do Governo de Pernambuco, esses estabelecimentos só podem funcionar para entregas em domicílio ou como postos de coleta, sem poder receber clientes em seu interior.