28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Foliões aproveitam para se cadastrar no Alerta Celular

Estandes montados pela SDS na Praça do Carmo, em Olinda, na Praça do Arsenal, no Recife Antigo, e em polos do interior de Pernambuco estão abertos para que os cidadãos possam se inscrever no sistema que ajuda as polícias a recuperar celulares roubados ou furtados



ALERTA CELULAR NO CARNAVAL 2019 3Os foliões que ainda não cadastraram seus telefones celulares no programa Alerta Celular, da Secretaria de Defesa Social (SDS), ainda podem fazer a sua inscrição em estandes montados pela SDS em polos carnavalescos de Olinda, Recife e do interior do estado. Desde as prévias e durante todos os dias do Carnaval, profissionais da SDS estão presentes em estruturas montadas no Bairro do Recife, na Cidade Alta e nas festas dos municípios do interior para tirar as dúvidas da população sobre o sistema, assim como realizar o cadastro dos telefones celulares no serviço.

Em Olinda, o posto instalado na Praça do Carmo fica ao lado da Companhia Independente de Apoio ao Turista (Ciatur), da Polícia Militar. Nesta terça-feira (05/03), a assistente social Maria Lúcia Feldhues, 62 anos, aproveitou para realizar seu cadastro no momento em que chegava para curtir os blocos. “Já conhecia o Alerta Celular e resolvi me inscrever por uma questão de segurança. Se por acaso eu perder meu telefone ou alguém roubá-lo, vou poder ter a chance de recuperar. É uma ferramenta muito útil”, elogiou a foliã, moradora do bairro do Cordeiro, no Recife, que estava acompanhada da irmã e da vizinha Maria das Dores, que já tinha feito o cadastro em casa pelo site www.sds.pe.gov.br.

Desde que foi implantado, em março de 2017, o Alerta Celular foi responsável pela recuperação de mais de sete mil telefones. Além disso, tem contribuído para desestimular os roubos de aparelhos no Estado. Em 2018, por exemplo, foram registrados 12 mil roubos a menos que 2017, que havia notificado 47.937 ocorrências, o que representa uma queda de 35% nas queixas.

“O Carnaval é uma festa que reúne milhares de foliões, sejam pernambucanos ou turistas. Nosso objetivo é aproveitar essa grande quantidade de pessoas para ampliar a base de aparelhos cadastrados no sistema, já que, hoje, temos apenas três por cento dos celulares ativos em Pernambuco cadastrados no Alerta Celular. O programa tem sido fundamental para queda de roubos e furtos de telefones móveis em Pernambuco, assim como na devolução de celulares aos seus donos”, explica o coordenador do Alerta Celular, major Jonas Moreno.

ALERTA CELULAR NO CARNAVAL 2019 4Postos na folia  Ainda dá tempo de os foliões realizarem o cadastro de seus celulares no programa enquanto estiverem circulando pelos focos de folia. Basta se dirigir a alguns dos postos montados para o atendimento ao folião, que estarão localizados, além da Praça do Carmo, em Olinda, na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife e no interior, onde há estrutura do Alerta Celular em Bezerros, Pesqueira e Triunfo. Alguns eventos privados também receberam estrutura específica do programa.

“Importante ressaltar que esse é apenas mais um modo de motivar a inscrição no Alerta Celular, pois as pessoas podem fazer o cadastro antes mesmo de sair de casa, pelo portal da Secretaria de Defesa Social. É importante que as pessoas conheçam a ferramenta, que amplia as possibilidades de devolução do celular ao dono em caso de recuperação do aparelho pelas polícias Civil ou Militar”, completa Jonas Moreno.   

Como cadastrar seu celular – Para efetuar o cadastro, é preciso acessar o site da SDS (www.sds.pe.gov.br), ir à ferramenta Alerta Celular, disponibilizada em destaque na página inicial.

No cadastro, o usuário precisa informar o IMEI (Identificador Internacional de Dispositivo Móvel), que é uma série de códigos numéricos que todo aparelho possui com registro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Esse número se obtém com uma consulta à nota fiscal ou à caixa do aparelho. Além disso, é facilmente encontrado usando o teclado do próprio celular: basta digitar *#06#, que o código aparecerá na tela (uma série de 15 dígitos).