28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Polícia Científica recebe equipamentos para modernizar perícias em PE

POLÍCIA CIENTÍFICA KITS 11 01 2022 MEDEIROS 2

Kits de 102 maletas para perícias em local de crime e 11 boroscópios foram distribuídos, na manhã desta terça-feira (11/01), para unidades da Polícia Científica em todo o Estado. O objetivo é aperfeiçoar as perícias, fundamentais para as investigações de crimes

A Polícia Científica de Pernambuco recebeu, nesta terça-feira (11/01), 102 maletas com equipamentos para perícia em locais de crime e 11 câmeras de inspeção denominadas boroscópios. Os kits visam a aprimorar a identificação e a coleta de vestígios nos locais onde ocorreram crimes, colaborando com agilidade e precisão nas investigações policiais. A entrega simbólica ocorreu no auditório da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, no bairro de Santo Amaro, com a presença do secretário em exercício, Rinaldo Souza, e do gerente-geral da Polícia Científica, Fernando Benevides.

As maletas para perícia em locais de crime contêm equipamentos como marcadores de trajetória balística, marcadores de vestígios, luzes forenses, lupas profissionais, detectores de tensão para rastreamento de cabos energizados, trenas laser e paquímetros digitais, estes dois últimos utilizados para medições de espaços e objetos. Já os boroscópios consistem em câmeras digitais instaladas em cabos flexíveis à prova d'água, usadas na visualização de lugares e objetos de difícil acesso, como encanações e locais estreitos, além de perícias de identificação de veículos.

POLÍCIA CIENTÍFICA KITS 11 01 2022 MEDEIROS 3“O trabalho do perito caminha lado a lado com a investigação. A chegada desses equipamentos moderniza o trabalho de coleta e de identificação dos diversos vestígios encontrados em locais de crimes pela Polícia Científica. Isso representa a possibilidade de produção de provas cada vez mais robustas para as investigações conduzidas pela Polícia Civil. Em última análise, contribui com o aumento das taxas de resolução de inquérito a partir da identificação da autoria de responsáveis por crimes. Ou seja, trata-se de um importante instrumento de combate à impunidade", ressalta o secretário Rinaldo de Souza. 

Os materiais serão distribuídos nas unidades do Instituto de Criminalística (IC) localizadas no Recife e também nas nove Unidades Regionais de Polícia Científica (URPOCs) que funcionam em todas as regiões do Estado. Das 102 maletas de perícia de local de crime, 52 são direcionadas para o IC, o Grupo Especializado em Perícias de Homicídios (GEPH) e a Divisão Especializada em Perícias Patrimoniais (DEPP). Outras 30 seguirão para o Sertão (URPOCs de Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Ouricuri, Petrolina e Salgueiro) e as 20 restantes, para a Zona da Mata e o Agreste (URPOCs de Caruaru, Garanhuns, Nazaré da Mata e Palmares). Cada unidade do interior receberá um boroscópio, e outras duas servirão à Capital.

“Este é o momento de pensar a Polícia Científica e somar esforços para que ela seja cada vez mais qualificada. Esses materiais ajudarão os peritos na leitura dos ambientes, mapeando e coletando o máximo de provas possível. Já temos um corpo técnico qualificado e, com esses equipamentos, o resultado das nossas perícias fica ainda mais qualificado”, pontuou Fernando Benevides, gerente-geral da Polícia Científica.

Durante a solenidade, houve a entrega simbólica das maletas e dos boroscópios ao gerente do Instituto de Criminalística (IC), Rogério Oliveira; ao gerente de Polícia Científica do Interior 1 (Ginter 1), Ewerton Nunes; ao gerente de Polícia Científica do Interior 2 (Ginter 2), Gilmário Lima; ao gestor do Grupo Especializado e, Perícias de Homicídios (GEPH), Tadeu Morais Cruz; e ao gestor da Divisão Especializada em Perícias Patrimoniais (DEPP), Onésimo Ximenes.

Para o gestor do IC, o investimento representa um salto de qualidade no serviço prestado pela Polícia Científica à população de Pernambuco. “Esses novos recursos significam melhoria dos levantamentos em locais de crime porque são instrumentos apropriados e que trazem padronização ao nosso trabalho”, destacou Rogério Oliveira. As maletas e os boroscópios foram adquiridos por meio de uma parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça.

 

POLÍCIA CIENTÍFICA KITS 11 01 2022 MEDEIROS 1