Cursos de formação da PMPE e do CBMPE têm início em PE

Os novos alunos dos Cursos de Formação de Oficiais (CFO) Policiais Militares (PM) e Bombeiros Militares (BM), além dos alunos do Curso de Formação e Habilitação de Praças Bombeiro Militar (CFHP/BM), iniciam suas atividades formativas nesta segunda-feira (12/07). Portarias da SDS estabelecem critérios para o cumprimento das medidas sanitárias contra a Covid-19 durante os cursos, que se realizarão no segundo semestre de 2021

Portarias do secretário de Defesa Social, Humberto Freire, autorizaram para 12 de julho de 2021 o início dos Cursos de Formação de Oficiais (CFO) e de Formação e Habilitação de Praças (CFHP) da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Ao todo, 180 novos alunos passarão a cumprir atividades formativas nos campi da Academia Integrada de Defesa Social (Acides). Após cumprida esta etapa, em 2022 os aprovados passam a incrementar o efetivo das forças de segurança pública do Estado.

Publicadas no Boletim Geral da SDS de 9 de julho, as portarias contêm a lista de convocados para os cursos de formação. Para o CFO da Polícia Militar, são 60 alunos, que cumprirão uma carga horária total de 1.886 horas-aula no Campus de Ensino Mata (CEMATA). Por sua vez, os 20 alunos do CFO do Corpo de Bombeiros Militar terão 1.890 horas-aula para cursar, também no CEMATA. Já o Curso de Formação e Habilitação de Praças Bombeiro Militar (CFHP/BM) contará com 100 alunos e ocorrerá no Campus de Ensino Metropolitano II (CEMET II/ABMG).

A fim de garantir o cumprimento das medidas sanitárias contra a Covid-19 durante, a SDS estabeleceu regras para o desenvolvimento dos cursos de formação, previstas na Portaria Nº 3122, de 08/07/2021, do secretário de Defesa Social. Entre as determinações, estão manter ao menos 1,5 de distância nos campi, uso obrigatório de máscara e disponibilizar álcool a 70% e áreas para lavagem frequente das mãos. Também haverá diferentes horários de entrada e saída, bem como de utilização de áreas de alimentação, para evitar aglomerações, entre outras medidas para garantir o distanciamento, a ventilação e a higienização necessários.