Segurança pública de Pernambuco garantiu tranquilidade no Galo
Notícias
Efetivo de 4.220 profissionais das operativas da SDS proporcionaram uma folia segura para os 2,5 milhões de foliões que marcaram presença no retorno da maior agremiação carnavalesca do País
O Galo da Madrugada voltou a desfilar sua alegria pelo Recife após dois anos, com a paz garantida pela forte presença das forças de segurança pública em todo o percurso. Para cuidar da multidão de 2,5 milhões de pessoas que coloriu o Centro do Recife, o Governo de Pernambuco garantiu 4.220 profissionais de segurança pública, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS) e suas operativas. A governadora em exercício, Priscila Krause, e a secretária de Defesa Social do Estado, Carla Patrícia Cunha, cumprimentaram logo cedo os profissionais e agradeceram pelo empenho no trabalho pela segurança dos pernambucanos e visitantes.
A Polícia Militar garantiu o patrulhamento a pé e motorizado, com equipes da Rocam em motocicletas e mais policiais em viaturas. Postos de observação montados em plataformas elevadas asseguravam a visualização do movimento e proporcionaram uma resposta ainda mais rápida do efetivo. A PMPE contou, ainda, com o reforço do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), que se deslocaram do interior especificamente para atuar no Galo.
Já o Corpo de Bombeiros Militar atuou em terra e nas águas do Rio Capibaribe em salvamento, resgate e atendimento pré-hospitalar. O Grupamento de Bombeiros Marítimo esteve a postos nas margens do rio e com três embarcações no leito. Já nas ruas do Centro, também havia plataformas elevadas de observação para agilizar o atendimento a quem precisasse.
A Polícia Civil se fez presente durante o Galo com duas Delegacias Móveis - uma na Rua da Aurora e outra na Praça do Diário - e plantões reforçados nas Delegacias de Afogados, Rio Branco e Boa Vista, além da Delegacia de Crimes Cibernéticos. Nas Delegacias Móveis, o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) lançou o serviço Identidade Cidadã, que emitiu de imediato carteiras de identidade a foliões que comunicaram roubo, furto ou extravio do seu documento.
Profissionais da Polícia Científica atuaram nos Postos de Comando Integrado da Estação Central do Metrô e do Fórum Thomaz de Aquino, dando apoio inclusive ao Juizado do Folião, do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Os plantões do IML e do Instituto de Criminalística foram reforçados para o Galo, como será durante toda a folia.
Pelo Grupamento Tático Aéreo da SDS (GTA), três helicópteros sobrevoaram todo o percurso do Galo para dar apoio estratégico ao trabalho do efetivo que estava em terra. Profissionais do Ciods, Ciids, Corregedoria Geral e outros setores da SDS uniram-se a esse trabalho integrado para que os foliões não tivessem outra preocupação a não ser brincar o Carnaval.
Fotos: Carlos Medeiros e Djair Pedro / SDS