Corpo de Bombeiros ganha reforço de 89 soldados

capasds11.02.2022.JPG

Pernambuco recebeu o reforço de mais 89 soldados para o Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE). Na tarde desta sexta-feira (11/02), os novos servidores da corporação participam da cerimônia de encerramento do Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP), no ginásio Geraldão, na Zona Sul do Recife. A solenidade contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eriberto Medeiros e do secretário de Defesa Social, Humberto Freire, além de comandantes das operativas e parlamentares.

Esta é a segunda turma de novos militares a ingressar nas forças de segurança pública em 2022. A primeira incorporou, em janeiro, 729 novos soldados à Polícia Militar. Desde 2015, o Governo de Pernambuco incrementou o efetivo das operativas da SDS com mais de 7.600 servidores concursados. Até o fim deste ano, se somarão a esse contingente cerca de 1.000 novos policiais militares e civis, bombeiros militares e servidores da Polícia Científica aprovados em concurso público.

Os aprovados no CFHP concluíram 1.184 horas-aula, distribuídas em 50 disciplinas teóricas e práticas, qualificando o efetivo para atender à população. Entre as disciplinas cursadas estavam as de combate a incêndio, salvamento terrestre, salvamento aquático, atendimento pré-hospitalar, vistoria técnica, planejamento de defesa civil e atuação bombeiro militar em desastres. O curso desenvolveu-se na Academia Bombeiro Militar dos Guararapes, situada no município de Jaboatão dos Guararapes.

Além de cumprir a missão de salvar vidas em resgates e salvamentos, a chegada de mais bombeiros militares para Pernambuco também repercute nas estratégias do Pacto pela Vida, salienta o secretário de Defesa Social. "O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco está diretamente envolvido com duas iniciativas importantes de enfrentamento à violência, que são o Projeto Vidas Salvas e a Operação Bar Seguro, ações que buscam a redução dos índices de homicídios e outros crimes. Portanto, a chegada de mais efetivo para o CBMPE significa um reforço também à tranquilidade e proteção dos pernambucanos", afirmou Humberto Freire.

Ainda neste primeiro semestre de 2022, serão nomeados 534 futuros praças da PM que iniciaram a formação, assim como 116 aspirantes a oficial da PMPE, 49 aspirantes a oficial do Corpo de Bombeiros Militar, 184 novos soldados do CBMPE, 38 candidatos ao cargo de delegado de Polícia Civil, 64 candidatos a perito papiloscopista e 21 futuros auxiliares de perito da Polícia Científica. Todos se encontram cursando a formação inicial da Academia Integrada de Defesa Social (Acides), que corresponde à última etapa dos respectivos concursos.

capa11.02.22.JPG

DSC_0500.JPG