Mais de 500 candidatos a soldado da PMPE começam etapa final do concurso

CFHP PMPE 29 12 2021 HEUDES REGIS 2

Aula inaugural do Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP) contou com as presenças do governador Paulo Câmara, do secretário de Defesa Social, Humberto Freire, e do comandante geral da PMPE, coronel José Roberto de Santana, na manhã desta quarta-feira (29/12)

Mais 541 futuros soldados da Polícia Militar de Pernambuco iniciaram o Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP PM) nesta quarta-feira (29/12). A aula inaugural aconteceu no Teatro Guararapes, Centro de Convenções de Pernambuco, Olinda, e contou com a participação do governador Paulo Câmara, do secretário de Defesa Social, Humberto Freire, e do comandante geral da PMPE, coronel José Roberto de Santana. A terceira e última turma do concurso realizado em 2018 deve concluir o curso e passar a atuar na segurança pública do Estado já no primeiro semestre de 2022.

O concurso da PMPE iniciado em 2018 soma cerca de 2.500 convocados desde a primeira turma. O CFHP corresponde à última fase do certame, na qual os candidatos deverão cumprir 1.074 horas-aula de 46 disciplinas. Entre elas, estão as de abordagem, criminologia aplicada à segurança pública, direitos humanos e fundamentos jurídicos da atividade policial. “Eu não tenho dúvidas de que, ao longo desse período de formação, os senhores e as senhoras vão estar prontos para vestir essa farda tão honrada e respeitada”, destacou o governador, dirigindo-se aos futuros soldados presentes.

Primeiros colocados no concurso, os alunos Ariana Alves, 27 anos, e Prisco Torres Neto, 28, destacaram a realização do sonho de pertencer à PMPE, corporação com quase 200 anos de história. "Sou filha de policial militar e estudei 13 anos no Colégio da PMPE, então sempre sonhei com este momento que agora está se realizando. Estou pronta para aprender e logo servir ao povo pernambucano", contou Ariana. Torres Neto havia tentado o concurso de 2016, foi aprovado no de 2018 e agora celebra o início da última etapa do certame. "Desta vez, estive mais focado e preparado. Agora, é só gratidão e dedicação total", garantiu.

O secretário de Defesa Social, Humberto Freire, ressaltou que os futuros policiais precisam estar comprometidos com servir bem à população. “Muito em breve, os senhores e as senhoras vão integrar uma das mais exitosas políticas de segurança pública do país, que é o Pacto pela Vida. Estamos orgulhosos pelo fato de que, desde 2015 até hoje, pudemos fortalecer a proteção dos pernambucanos com a incorporação de mais de 7 mil novos profissionais às forças estaduais de segurança pública, incluindo as Polícias Militar, Civil e Científica e o Corpo de Bombeiros Militar. Desse total, somente para a PMPE tivemos a satisfação de receber 4.600 novos praças e cerca de 100 oficiais. Todos são fundamentais no enfrentamento à criminalidade em nosso Estado, que hoje alcança redução significativa dos indicadores de violência, este ano já com queda de 11,2% em relação a 2020”, avaliou.

Além do governador e do secretário de Defesa Social, também estiveram presentes na cerimônia o secretário executivo da pasta, delegado Rinaldo de Souza; o comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel José Roberto de Santana; o chefe da Casa Militar, coronel Carlos José; o chefe da Polícia Civil, delegado Nehemias Falcão; a gerente geral de Polícia Científica, Sandra Santos; o defensor público-geral de Pernambuco, José Fabrício Lima; o chefe do Estado Maior Geral, coronel Gadelha; o gerente geral de Articulação e Integração Institucional e Comunitária, coronel Ivanildo Torres; e o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros.

CFHP PMPE 29 12 2021 HEUDES REGIS 1

Fotos: Heudes Régis/SEI

Com informações da Secretaria de Imprensa de Pernambuco (SEI)