28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

PERNAMBUCO E RECIFE LIDERAM ISOLAMENTO SOCIAL

Índice de isolamento social, aferido por georreferenciamento pela empresa In Loco, chegou a 62,1% na capital e 53,8% no Estado no sábado (16/05), melhores taxas do Brasil. Resultado foi alcançado no primeiro dia em vigor das medidas de quarentena mais rígida decretadas pelo Governo de Pernambuco, que prossegue até 31/05

 

OPERAÇÃO QUARENTENA 17 05 2020 5No primeiro dia da quarentena em cinco cidades da Região Metropolitana, Pernambuco e Recife registraram o maior índice de isolamento social entre os estados e capitais do Brasil. Segundo georreferenciamento feito pela empresa In Loco, com escritórios no País e nos EUA, nas 24 horas do sábado - quando passaram a vigorar os decretos de intensificação do isolamento social nas cidades do Recife, Olinda, Jaboatão, São Lourenço e Camaragibe -, Pernambuco apresentou o índice de 53,8% de recolhimento das pessoas em suas casas ou distanciamento das vias públicas. Entre as capitais, o Recife atingiu a taxa de 62,1%.

Na avaliação de todo o dia de ontem, Pernambuco liderou o ranking nacional do isolamento, ficando acima do Ceará (52,7%), Amapá (52,7%) e Pará (51%). Somente esses 4 estados brasileiros superaram os 50% de distanciamento social. Entre as capitais, o Recife ficou no topo e foi a única do Brasil a superar a casa dos 60%. Embaixo, no ranking, ficaram Fortaleza (55,9%), Belém (55,1%) e Macapá (52,4%).

FISCALIZAÇÃO AMPLIADA - Nas 24 horas do sábado, 35 pontos de blitzes realizaram a fiscalização do fluxo de veículos nas cinco cidades da RMR. Ao todo, 1.728 foram abordados nos pontos de bloqueio. A Operação Quarentena, que envolve um efetivo de 1.000 profissionais da segurança, também atuou nas fiscalizações a pedestres e estabelecimentos sem autorização para funcionar. Houve abordagem a 2.794 pessoas que circulavam nas cidades e receberam orientação para retornar a suas casas. Foram fechados 749 estabelecimentos, entre lojas, restaurantes, bares e outros estabelecimentos.

“Estamos observando o aumento da colaboração da sociedade no isolamento. Isso vem sendo visto na prática, em locais que antes tinham grande movimentação, e também está sendo aferido por meio do georreferenciamento. Nas blitzes, a população tem colaborado com o rodízio, apresentado documentos e retornando quando é orientada. Nosso efetivo vem recebendo bastante apoio e incentivo, é importante ressaltar. Aumentamos, já neste domingo, para 43 os pontos de bloqueio de veículos, ou seja, oito a mais. Estamos monitorando todas as áreas e reforçando ações onde há descumprimento de medidas sanitárias. Vamos continuar trabalhando forte para conscientizar, fiscalizar e ampliar o isolamento social tão necessário para a desaceleração da covid-19”, diz o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antonio de Pádua.

 

                                  OPERAÇÃO QUARENTENA 17 05 2020 2OPERAÇÃO QUARENTENA 17 05 2020 1