Operação Urbanizar desmonta esquema de corrupção em Igarassu

Ação da Polícia Civil de Pernambuco desarticulou grupo que desviava recursos da empresa de urbanização do município, que tinha participação do próprio presidente do órgão

A 8ª Delegacia Seccional, em Paulista, deflagrou a Operação Urbanizar, que prendeu três servidores públicos acusados de contratar funcionários fantasmas para a Empresa de Urbanização da Prefeitura de Igarassu (URBI). Dois dos presos são o presidente do órgão, Roberto Burle, e a vice-presidente, Miriam de Almeida. Eles respondem por peculato e associação criminosa.

A operação foi realizada pela Secretaria de Defesa Social, através da Diretoria Integrada Metropolitana (DIM) da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), no âmbito do Pacto Pela Vida. O delegado seccional de Paulista, Adyr Martens, coordenou o trabalho, que constituiu a 15ª Operação de Repressão Qualificada do ano pela PCPE somente neste ano.

De acordo com as investigações, iniciadas em outubro de 2018, o esquema visava à contratação de funcionários temporários fantasmas, cujos salários eram desviados pelos acusados para uso particular. Além do presidente e da vice-presidente da URBI, uma outra servidora da empresa pública, identificada como Sheylla, também teria participação nos crimes.

Durante a operação, além dos três mandados de prisão de pessoas ligadas à Empresa de Urbanização de Igarassu, cumpriram-se sete mandados de busca e apreensão domiciliar de computadores e documentos, expedidos pela juíza da Vara Criminal da Comarca de Igarassu. Na execução, foram empregados 50 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.

Com informações da PCPE