Com segurança e rapidez, 1º lote da vacina chega a todas as regiões de Pernambuco

Em menos de 24 horas, todas as 12 Geres receberam as doses que serão distribuídas aos municípios pernambucanos. Foram empregados 5 mil profissionais das operativas da SDS

WhatsApp Image 2021-01-19 at 10.37.59 (1).jpeg

O trabalho integrado das secretarias de Defesa Social de Pernambuco e de Saúde garantiu que a Operação Vacinação contra a Covid-19, que engloba a distribuição do 1º lote da vacina e dos insumos (agulhas e seringas), transcorresse com tranquilidade em todas as etapas. Em menos de vinte quatro horas, todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (GERES) receberam as doses das vacinas, que foram escoltadas pela Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e monitoradas pelos centros integrados de Comando e Controle Regional no Recife, em Caruaru e em Serra Talhada, e pelo serviço de inteligência da PMPE. As escoltas iniciaram às 23h30 da segunda-feira (18).

Em todas as Geres também foi montado um esquema de segurança até que as doses sejam distribuídas para todos os municípios do Estado. O deslocamento será feito pelas secretarias municipais de saúde. A previsão é que até o final desta terça-feira (19) a operação seja finalizada. “A Operação Vacinação contra a Covid-19 que a corporação executou, além do grau de importância, é muito emocionante porque é o começo de um fio de esperança para a humanidade”, declarou Darlan Bartolomeu da Silva, tenente-coronel da PMPE e coordenador de planejamento operacional, que possui 28 anos de carreira.

Antes dessa etapa da distribuição das vacinas, as forças de segurança fizeram a escolta dos insumos e a segurança da sede do Programa Nacional de Imunização (PNI), onde as doses foram recebidas, inspecionadas e divididas para os municípios. Ao todo, foram empregados 5 mil profissionais de segurança (Polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros), com investimento estimado de R$ 1 milhão nas ações, que envolvem escolta, logística, mapeamento e policiamento nas rotas, além de viaturas e insumos. Todas as vezes em que chegar carregamento de doses em Pernambuco, a distribuição ficará a cargo da Secretaria de Saúde, com apoio direto de todas as operativas da SDS.

PRIMEIROS PERNAMBUCANOS VACINADOS - Apenas algumas horas após o desembarque das vacinas no Aeroporto do Recife, a técnica de enfermagem Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos, de 52 anos, foi a primeira pernambucana vacinada contra a Covid-19 no Estado. O ato aconteceu a segunda-feira (18/01), no auditório da faculdade de Ciências Médicas do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), em Santo Amaro, no Recife. Há 30 anos trabalhando no HUOC, Perpétua dos Santos contou que viveu “dias de guerra” nos últimos meses devido à pandemia, e que o medo de contrair a doença surgiu por diversas vezes enquanto trabalhava para salvar vidas. “Não tínhamos tempo para pensar em nada. Arrisquei a minha vida para salvar a de milhares de pessoas”, contou. Após receber a primeira dose do imunizante, se disse esperançosa. “Estou animada, ansiosa e feliz. Para mim, é uma vitória. Vitória dos pernambucanos e dos brasileiros”. Na sequência também foram imunizados a enfermeira Cristiane Correia, o médico Manoel Alves, a auxiliar de farmácia Sandra Silva, a nutricionista Janaína Nascimento, a assistente social Valmira Melo, a fonoaudióloga Cristiane Neves, a psicóloga Maria Renata Braga e a fisioterapeuta Lidier Nogueira – todos trabalhadores da linha de frente do combate à pandemia.

WhatsApp Image 2021-01-19 at 12.51.30.jpeg     WhatsApp Image 2021-01-19 at 10.38.01.jpeg

Foto: Carlos Medeiros