28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Corpo de Bombeiros treina efetivo para aprimorar atendimento em deslizamentos

02 cbmpe chuvas

 

01 cbmpe chuvas

 

  

Com objetivo de atender cada vez melhor possíveis vítimas de deslizamento de barreira, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco realizou, na tarde desta quarta-feira (21/06), um treinamento para aprimorar o atendimento de ocorrências dessa modalidade. A capacitação aconteceu na sede do Grupamento de Bombeiros de Salvamento (GBS), situada em Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife. Na ocasião, o efetivo recebeu instruções e técnicas avançadas para atuação nesse tipo de ocorrência.

Entre as atividades da capacitação, técnicas de desmanche hidráulico, que utiliza a pressão da água para facilitar o manejo dos resíduos do local do deslizamento, auxiliando a liberação das vítimas que se encontram no terreno. Outras técnicas específicas para atuação nesse contexto também foram abordadas durante o treinamento, visando dar maior segurança às vítimas que serão resgatadas e também ao efetivo empregado no atendimento.

“O alvo do treinamento é também proporcionar maior segurança aos profissionais que estão atuando no terreno, de modo que, estando seguros, possam ser mais precisos na localização e remoção das vítimas do local do deslizamento”, explicou o major Antônio Barbalho, subcomandante do GBS e instrutor das aulas.

O oficial explicou ainda que, com o aprimoramento das técnicas, os profissionais otimizarão o tempo empregado no atendimento, minimizando os esforços e os riscos inerentes às vítimas e a eles próprios, diminuindo a exposição de ambos no local da ocorrência.

03 cbmpe chuvas