28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Fernando de Noronha recebe ações de segurança pública

Fernando de Noronha recebe ações de segurança pública

Notícias
SDS APRESENTA.jpeg
 
 Ações, que serão dividas em duas fases, buscam garantir a tranquilidade de moradores e turistas que visitarem o Aquipélago durante as festas de fim de ano

Em atuação conjunta com a Administração da Ilha de Fernando de Noronha e com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Secretaria de Defesa Social (SDS) lança, nesta terça-feira (27), a Operação Noronha 2019. As ações, que têm início já no mês de setembro, foram detalhadas pelo secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire; pelo administrador da Ilha, Guilherme Rocha; e pelo promotor público Flávio Falcão, às 15h, no Palácio São Miguel, sede administrativa da Ilha. O trabalho, que será realizado de forma integrada, reúne órgãos estaduais, como as polícias Militar, Civil e Científica, o Corpo de Bombeiros, o Detran, a Operação Lei Seca e o MPPE. 

PCPE NORONHA.jpegPara tanto, as ações serão divididas em duas fases. A primeira terá foco na prevenção. Com um trabalho de orientação aos proprietários de veículos, estabelecimentos comerciais e demais moradias, a expectativa é realizar ações educativas no sentido de regularizar possíveis desconformidades em automóveis e no uso de estabelecimentos na Ilha. Ainda serão desenvolvidos palestras e eventos para prevenir acidentes que possam causar afogamento, incêndio, quedas de motos, ataques de animais e outros sinistros comuns nesta época do ano, que é de grande fluxo em Noronha. 


Na segunda fase, entra em ação o trabalho de fiscalização, assim, as forças de segurança pública no Arquipélago serão reforçadas com o intuito de coibir os delitos de trânsito, tráfico de drogas, porte ilegal de arma, perturbação do sossego, crimes violentos contra o patrimônio e contra a vida, dentre outros.

 

WhatsApp Image 2019-08-27 at 14.57.22.jpegPara o administrador da ilha, Guilherme Rocha, Noronha é um destino muito procurado nessa época do ano. Por isso é essencial a atuação de órgãos e instituições que trabalham para garantir o cumprimento de regras no trânsito, nos pontos comerciais e no cuidado com a vida. “Realizar esse tipo de ação na ilha é de extrema importância, porque o fluxo de turistas aumenta consideravelmente, e com isso é possível oferecer uma estadia com mais segurança para os visitantes e também para os ilhéus. A ação conjunta vai atuar também no sentido de garantir que possíveis excessos e infrações não sejam cometidos. E caso acontecem, sejam coibidos”, disse Guilherme.

 “O verão e as festas de final de ano sempre aumentam a procura de turistas por Noronha. Assim, esperamos com esse trabalho conjunto, prevenir e combater diversos tipos de situações, como perturbação do sossego e conflitos na comunidade, garantindo assim a ordem e a tranquilidade para moradores, trabalhadores e turistas”, explica o secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire.