28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Fernando de Noronha recebe ações de segurança pública

SDS APRESENTA.jpeg
 
 Ações, que serão dividas em duas fases, buscam garantir a tranquilidade de moradores e turistas que visitarem o Aquipélago durante as festas de fim de ano

Em atuação conjunta com a Administração da Ilha de Fernando de Noronha e com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Secretaria de Defesa Social (SDS) lança, nesta terça-feira (27), a Operação Noronha 2019. As ações, que têm início já no mês de setembro, foram detalhadas pelo secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire; pelo administrador da Ilha, Guilherme Rocha; e pelo promotor público Flávio Falcão, às 15h, no Palácio São Miguel, sede administrativa da Ilha. O trabalho, que será realizado de forma integrada, reúne órgãos estaduais, como as polícias Militar, Civil e Científica, o Corpo de Bombeiros, o Detran, a Operação Lei Seca e o MPPE. 

PCPE NORONHA.jpegPara tanto, as ações serão divididas em duas fases. A primeira terá foco na prevenção. Com um trabalho de orientação aos proprietários de veículos, estabelecimentos comerciais e demais moradias, a expectativa é realizar ações educativas no sentido de regularizar possíveis desconformidades em automóveis e no uso de estabelecimentos na Ilha. Ainda serão desenvolvidos palestras e eventos para prevenir acidentes que possam causar afogamento, incêndio, quedas de motos, ataques de animais e outros sinistros comuns nesta época do ano, que é de grande fluxo em Noronha. 


Na segunda fase, entra em ação o trabalho de fiscalização, assim, as forças de segurança pública no Arquipélago serão reforçadas com o intuito de coibir os delitos de trânsito, tráfico de drogas, porte ilegal de arma, perturbação do sossego, crimes violentos contra o patrimônio e contra a vida, dentre outros.

 

WhatsApp Image 2019-08-27 at 14.57.22.jpegPara o administrador da ilha, Guilherme Rocha, Noronha é um destino muito procurado nessa época do ano. Por isso é essencial a atuação de órgãos e instituições que trabalham para garantir o cumprimento de regras no trânsito, nos pontos comerciais e no cuidado com a vida. “Realizar esse tipo de ação na ilha é de extrema importância, porque o fluxo de turistas aumenta consideravelmente, e com isso é possível oferecer uma estadia com mais segurança para os visitantes e também para os ilhéus. A ação conjunta vai atuar também no sentido de garantir que possíveis excessos e infrações não sejam cometidos. E caso acontecem, sejam coibidos”, disse Guilherme.

 “O verão e as festas de final de ano sempre aumentam a procura de turistas por Noronha. Assim, esperamos com esse trabalho conjunto, prevenir e combater diversos tipos de situações, como perturbação do sossego e conflitos na comunidade, garantindo assim a ordem e a tranquilidade para moradores, trabalhadores e turistas”, explica o secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire.