28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

PE tem reforço de 61.561 jornadas de trabalho para segurança no Carnaval 2023

COLETIVA CARNAVAL 2023 1

 

Presença do efetivo é 8,9% maior do que no último ano dos festejos de Momo antes da pandemia de Covid-19, em 2020. Polícias Militar, Civil e Científica, além do Corpo de Bombeiros Militar, aumentam sua atuação nos principais polos de folia, do Litoral ao Sertão do Estado

 

 

A volta do Carnaval a Pernambuco terá reforço na segurança em relação a 2020, último ano de festejos antes da pandemia de Covid-19. Neste ano de 2023, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Defesa Social, está empregando 61.561 jornadas extras de trabalho para a proteção dos foliões, do Litoral ao Sertão. Isso representa um acréscimo de 8,9% em comparação com a festa de três anos atrás, quando o lançamento extraordinário foi de 56.494 jornadas.

 

“Para ampliar o efetivo nas ruas no Carnaval, o Governo de Pernambuco está investindo R$ 11,5 milhões em diárias extras aos policiais militares, civis e científicos, bem como aos bombeiros militares e servidores da SDS. Em 2020, haviam sido alocados R$ 10,2 milhões para essa finalidade. Essa ampliação de recursos e efetivo se justifica pela expectativa de uma festa ainda maior em relação a edições passadas: recebemos solicitações de segurança para 3.287 eventos, entre festas, polos, shows e desfiles em 2023, contra 2.817 recebidas em 2020. Ou seja, um incremento superior a 16%. A presença se dará nos principais polos, a exemplo dos existentes no Recife, Olinda, Bezerros, Nazaré da Mata, Triunfo e Petrolina, e em vários outros, porque as festas ocorrem em todo o Estado”, informa a secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha. “Não mediremos esforços para que a segurança pública esteja à altura das expectativas da população nessa volta do Carnaval a Pernambuco. Importante reforçar que atuaremos fortemente na prevenção, para que tudo transcorra com tranquilidade e ordem. Mas, se necessário, estaremos prontos para agir com técnica, legalidade e firmeza em defesa da população. Aproveitamos para fazer um apelo ao folião, para que brinque em paz e seja agente da cidadania”, reforça a secretária.

 

Somente a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) conta com 49.844 jornadas extras e a Polícia Civil (PCPE), com 6.025. Já o Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE) tem 4.495, enquanto a Gerência Geral de Polícia Científica (GGPOC) destacou 195 jornadas extras. Juntos, a Corregedoria Geral da SDS, o Centro Integrado de Inteligência de Defesa Social (Ciids), o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), o Grupamento Tático Aéreo (GTA), a Ouvidoria e servidores da SDS, além do efetivo da Operação Lei Seca vão mobilizar 1.002 jornadas a mais.

 

TRÊS CENTROS DE COMANDO E CONTROLE ATIVADOS - A SDS e suas operativas contam, das 7h da próxima sexta-feira (17/02) até às 7h da quinta-feira (23/02), com três Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCR) monitorando os principais polos da Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão. Os centros estão localizados no Recife, em Caruaru e Petrolina durante todo o período do Carnaval. Nos CICCRs, atuam de maneira integrada as operativas da SDS atuando através do sistema de acompanhamento de ocorrências, a Corregedoria Geral, células integradas de inteligência e o videomonitoramento.

 

VIDEOMONITORAMENTO NOS PRINCIPAIS POLOS - Câmeras nos corredores de maior concentração de foliões auxiliarão o trabalho das forças de segurança pública. Os principais polos são o Recife Antigo, a área do desfile do Galo da Madrugada (Centro do Recife), os polos descentralizados da capital, o Sítio Histórico e vias próximas em Olinda, Ipojuca, Caruaru, Bezerros e Petrolina. Ademais, duas Plataformas de Observação Elevada (POE) serão ativadas, uma próxima ao Cais do Sertão, Recife Antigo, e outra na Praça do Carmo, em Olinda. O monitoramento de vias públicas também contará com o apoio de drones.

 

GTA E DELEGACIAS MÓVEIS - O Grupo Tático Aéreo (GTA) da SDS será empregado em todo o período carnavalesco, sobrevoando, com três aeronaves, os locais de concentração, a exemplo das áreas do Recife e Olinda, apoiando a operação que ocorre por terra. A Polícia Civil contará com três delegacias móveis, que oferecerão ainda serviços do IITB, para coleta de informações e dados para confecção de RGs, uma vez que muitos foliões perdem o documento. As delegacias funcionarão no Recife, em Olinda, Bezerros e Nazaré da Mata.

 

DELEGACIAS DA MULHER 24H - As delegacias da Mulher de Santo Amaro, Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Petrolina funcionarão 24h durante todo o período carnavalesco, facilitando a prestação da queixa e as investigações em relação aos diversos tipos de violência contra a mulher. 

 

OUVIDORIA ATENDE FOLIÕES - Os foliões do Galo da Madrugada vão contar, com o Ônibus da Ouvidoria da SDS. O serviço funcionará das 8 às 16h do sábado (18/02), em frente ao prédio da ATI (próximo à Casa da Cultura), no bairro de São José, Centro do Recife. Os cidadãos vão poder registrar reclamações, obter informações e fazer elogios, solicitações e sugestões para colaborar com as políticas públicas de segurança. Mas durante todo o Carnaval a Ouvidoria da SDS estará de plantão para atender quem desejar contribuir para a melhoria da prestação do serviço das Polícias Militar, Civil e Científica, além do Corpo de Bombeiros Militar. O telefone 0800 081 5001 e o whatsapp (81) 9 9488 3455 vão funcionar das 7h às 19h, do sábado (18/02) até a quarta-feira de cinzas (22/02). Outro telefone de contato é o 181, do Disque-Denúncia, nos mesmos dias e horários. O atendimento é gratuito em todos os canais, e está disponível para toda a população, não apenas para aqueles que vão brincar o Carnaval.

 

CADASTRO DO ALERTA CELULAR - Postos avançados da SDS vão atender aos foliões no Recife Antigo (Central do Artesanato), Sítio Histórico de Olinda (Rua da Boa Hora e Pátio do Carmo), e nas cidades de Bezerros, Pesqueira, Triunfo e Salgueiro,   orientando e cadastrando na plataforma Alerta Celular. Além de informações e cadastros, a população vai poder registrar ocorrências de furto ou roubo de aparelhos.  O objetivo é poder recuperar aparelhos roubados ou furtados, por meio do IMEI registrado no site www.alertacelular.sds.pe.gov.br. Caso a polícia apreenda telefones com suspeitos, é possível verificar no sistema se há queixa de roubo ou furto.

 

DELEGACIA PELA INTERNET FUNCIONA 24 HORAS - Em caso de roubo, perda ou extravio de documentos, os cidadãos podem fazer o registro da ocorrência de domingo a domingo, 24 horas por dia, na Delegacia pela Internet: www.sds.pe.gov.br ou www.policiacivil.pe.gov.br.

 

CORREGEDORIA GERAL DA SDS DE PLANTÃO - Atua em regime de plantão 24 horas, com atendimento na sede (Avenida Conde da Boa Vista, n° 428, em frente ao Atacado dos Presentes), além de contar com equipes nas ruas realizando inspeções em todo o Estado. Também atende a população pelos telefones (81) 3184 2714 e (81) 3184 2756.

 

COLETIVA CARNAVAL 2023 2

 

Fotos: Élvano Nazir / SDS