28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Observatório Nacional de Segurança Pública enaltece qualidade das estatísticas em PE

WhatsApp Image 2022-05-18 at 6.28.49 PM.jpeg

 

O secretário Humberto Freire recebeu, na tarde de hoje (18/05), em seu gabinete, na SDS, uma equipe do Observatório Nacional de Segurança Pública, ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Também estiveram presentes o secretário-executivo Rinaldo de Souza e o superintendente de Analise Criminal e Estatística da SDS, tenente-coronel Jonas Moreno.

“Estamos visitando um estado por cada região do Brasil que é referência em sua política de segurança. No País, as três experiências mais exitosas na redução da criminalidade são o Estado Presente, do Espírito Santo, o Fica Vivo!, de Minas Gerais, e o Pacto pela Vida, de Pernambuco. E por isso que estamos aqui fazendo essa visita técnica à Gerência de Análise Criminal e Estatística (Gace) da SDS, pela maturidade, transparência e precisão no georreferenciamento das manchas criminais e microdados de violência. Esses modelos nos auxiliarão na construção de um painel nacional de estatísticas”, explicou o coordenador da comitiva, Paulo Ortegal, acompanhado de Esaú Almeida e Jeferson Barbosa.

“Agradeço a visita e nos colocamos à inteira disposição de toda a equipe do MJSP. Essa discussão é fundamental: a padronização das estatísticas criminais entre todas as unidades da federação. A falta de uma metodologia unificada de contabilização dos homicídios, por exemplo, prejudica os estados mais transparentes, a exemplo de Pernambuco. Aqui, a contagem é por cada vítima, e incluímos nos CVLIs as mortes decorrentes de confrontos com a polícia. Temos uma das menores taxas de mortes a esclarecer do Brasil, enquanto outros estados chegam a ter mais de três ou quatro mil mortes a esclarecer por ano, o que termina por reduzir sua estatística oficial de homicídio. Ter o conhecimento fidedigno desse cenário não apenas faz justiça aos estados, como também possibilita uma planejamento mais eficaz de combate aos crimes violentos em todo o território nacional”, complementou Humberto Freire.

 

8b2f04e0-5dca-48a2-9d81-b1c65b03569b.jpg

db0028aa-1afd-4188-afc5-91b160787643.jpg