28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Observatório Nacional de Segurança Pública enaltece qualidade das estatísticas em PE

Observatório Nacional de Segurança Pública enaltece qualidade das estatísticas em PE

Notícias

WhatsApp Image 2022-05-18 at 6.28.49 PM.jpeg

 

O secretário Humberto Freire recebeu, na tarde de hoje (18/05), em seu gabinete, na SDS, uma equipe do Observatório Nacional de Segurança Pública, ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Também estiveram presentes o secretário-executivo Rinaldo de Souza e o superintendente de Analise Criminal e Estatística da SDS, tenente-coronel Jonas Moreno.

“Estamos visitando um estado por cada região do Brasil que é referência em sua política de segurança. No País, as três experiências mais exitosas na redução da criminalidade são o Estado Presente, do Espírito Santo, o Fica Vivo!, de Minas Gerais, e o Pacto pela Vida, de Pernambuco. E por isso que estamos aqui fazendo essa visita técnica à Gerência de Análise Criminal e Estatística (Gace) da SDS, pela maturidade, transparência e precisão no georreferenciamento das manchas criminais e microdados de violência. Esses modelos nos auxiliarão na construção de um painel nacional de estatísticas”, explicou o coordenador da comitiva, Paulo Ortegal, acompanhado de Esaú Almeida e Jeferson Barbosa.

“Agradeço a visita e nos colocamos à inteira disposição de toda a equipe do MJSP. Essa discussão é fundamental: a padronização das estatísticas criminais entre todas as unidades da federação. A falta de uma metodologia unificada de contabilização dos homicídios, por exemplo, prejudica os estados mais transparentes, a exemplo de Pernambuco. Aqui, a contagem é por cada vítima, e incluímos nos CVLIs as mortes decorrentes de confrontos com a polícia. Temos uma das menores taxas de mortes a esclarecer do Brasil, enquanto outros estados chegam a ter mais de três ou quatro mil mortes a esclarecer por ano, o que termina por reduzir sua estatística oficial de homicídio. Ter o conhecimento fidedigno desse cenário não apenas faz justiça aos estados, como também possibilita uma planejamento mais eficaz de combate aos crimes violentos em todo o território nacional”, complementou Humberto Freire.

 

8b2f04e0-5dca-48a2-9d81-b1c65b03569b.jpg

db0028aa-1afd-4188-afc5-91b160787643.jpg