Programa Alerta Celular premiou ações das Polícias Militar e Civil

PREMIAÇÃO ALERTA CELULAR 8.jpg

Unidades e servidores que mais recuperaram telefones foram premiados como “Destaque Operacional Alerta Celular

A Secretaria de Defesa Social realizou na tarde da segunda (15), a cerimônia de premiação “Destaque Operacional Alerta Celular”, às unidades das operativas de segurança pública, que mais apreenderam celulares no primeiro e segundo semestre de 2023. Desde o lançamento do programa, 66.687 celulares foram recuperados e mais de 816.089 mil estão cadastrados. O Alerta Celular é uma das principais ações da SDS no combate aos crimes contra o patrimônio, uma ferramenta importante para enfrentar e coibir a impunidade, com a prisão dos criminosos.

Em reconhecimento a esse trabalho diuturno dos policiais pernambucanos, a SDS premiou as unidades que mais recuperaram celulares roubados no ano de 2023. Foram agraciados policiais que se destacaram no ranking estadual, além de integrantes da Diretoria Integrada Metropolitana (DIM) e Diretoria Especializada (Diresp).

PREMIAÇÃO ALERTA CELULAR 2.jpg

PRIMEIRO SEMESTRE 2023 – No ranking estadual, o comandante do 17º BPM, sediado em Paulista, o tenente-coronel Flávio Henrique Duarte Santos foi o gestor da PMPE agraciado pelos resultados alcançados em todo o Estado.  No ranking da Diretoria Integrada Metropolitana (DIM) foram premiados o comandante do 16º BPM, sediado no Centro do Recife, o tenente-coronel Wagner Menezes de Oliveira e o delegado Alessandro Menezes Orico, gestor da 7ª DP de Boa Viagem.

Pela Diretoria Integrada Especializada, o comandante do 1º Batalhão Integrado Especializado (1º Biesp), sediado em Caruaru, o tenente-coronel Flávio Rodrigues Carneiro, além do gestor do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), o delegado Paulo José Berenguer de Barros e Silva.

PREMIAÇÃO ALERTA CELULAR 4.jpg

SEGUNDO SEMESTRE 2023 – No último semestre de 2023, no ranking estadual, o delegado Ricardo Costa de Lima, gestor da 1° DP da Rio Branco e o comandante do 17º BPM, sediado em Paulista, o tenente-coronel Flávio Henrique Duarte Santos foram os representantes da PCPE da PMPE, respectivamente, a serem premiados pelos resultados alcançados no período.

Já no ranking da Diretoria Integrada Metropolitana (DIM) foram premiados o comandante do 26º BPM, sediado em Itapissuma, o tenente-coronel Mauricio Freitas Athayde Cavalcanti e o delegado Rafael Duarte Costa, gestor da 18ª DP da Macaxeira. Também foram agraciados os gestores da Diresp, o comandante do 1º Batalhão Integrado Especializado (1º Biesp), sediado em Caruaru, o tenente-coronel Flávio Rodrigues Carneiro, além do gestor do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), o delegado Paulo José Berenguer de Barros e Silva. Ambas as unidades mantiveram a produtividade conseguindo destacar-se durante todo o ano  de 2023.

Os delegados e comandantes das respectivas unidades foram agraciados com o prêmio “Destaque Operacional Alerta Celular”, como forma de incentivar as consultas e procedimentos operacionais que possibilitem a criminalização de receptadores, praticantes de roubos e furtos, além da restituição dos bens.

PREMIAÇÃO ALERTA CELULAR 5.jpg

PRODUTIVIDADE INDIVIDUAL – No ranking estadual, a aluna CFOA PMPE Eliziane Maria da Silva Lins, do 16º BPM, com 141 ocorrências, e a comissária de polícia Mariana de Souza Leão Ferraz da 18ª Circunscrição/5ª Desec, com 24 ocorrências, no primeiro semestre de 2023 foram as duas premiadas. Nos últimos seis meses do ano passado o destaque foi para o subtenente PM, Ismael Alves da Silva Borba, do 17º BPM, com 103 ocorrências.

Pela Diretoria Integrada Metropolitana, o terceiro sargento Wilson Araújo da Cruz, do 16º BPM, com 90 ocorrências e o comissário de polícia Alexsandro Marques da Silva, da 7ª DP de Boa Viagem, com 29 ocorrências, no total, durante os primeiros seis meses de 2023. No segundo semestre o soldado PM, Antônio Augusto Soares do Nascimento, do 17º BPM, destacou-se com 81 ocorrências, e a escrivã de polícia, Andreza de Abreu Alves Ianino, foi o destaque da 18ª DP da Macaxeira, somando 25 ocorrências.

Na Diretoria Especializada o segundo sargento Aderaldo José dos Prazeres, do Regimento de Polícia Montada – (RPMON), com 28 ocorrências, e o comissário de polícia, Ricardo José Jácome de Oliveira, do Depatri, com 16 ocorrências foram os premiados nos primeiros seis meses de 2023. Com 36 ocorrências, o terceiro sargento PM, Flávio Venâncio Cavalcante, da Ciatur, e o comissário de polícia, Paulo Ascendino André Júnior, do Depatri, que somou 23 ocorrências foram os Destaques do Alerta Celular, da Diresp, no segundo semestre de 2023.

PREMIAÇÃO ALERTA CELULAR 9.jpg

RESULTADOS DO ALERTA CELULAR - Somente no ano de 2023, o número de apreensões desses aparelhos em Pernambuco chegou a 13.114. Desde que o programa Alerta Celular foi criado pela SDS, em março de 2017, as forças de segurança pública do Estado conseguiram recuperar 66.687 celulares roubados, furtados ou extraviados. Nesses anos, o banco de dados do programa soma mais de 816.089 mil aparelhos cadastrados.

COMO CADASTRAR SEU APARELHO - Para começar a proteger seu celular, basta acessar o site alerta.sds.pe.gov.br, fazer o cadastro e, depois, clicar no ícone do Alerta Celular. No formulário, o usuário precisa informar o IMEI (Identificador Internacional de Dispositivo Móvel), que é uma série de códigos numéricos que todo aparelho possui, com registro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Esse número se obtém com uma consulta à nota fiscal ou à caixa do aparelho. Além disso, é facilmente encontrado usando o teclado do próprio celular: basta digitar *#06#, que o código aparecerá na tela (uma série de 15 dígitos).