SDS reúne-se com autoridades para planejar a segurança do São João no Recife

O encontro foi realizado nesta quinta-feira (23/05), na sede da Prefeitura do Recife

Na tarde desta quinta-feira (23/05), o Grupo de Trabalho São João da SDS reuniu autoridades para unir forças e garantir um período junino tranquilo. Dentre as autoridades que conduziram o encontro estavam o presidente do GT São João, tenente-coronel João Barros Correia; a secretária de Cultura do Recife, Leda Alves e o presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Diego Rocha. O encontro foi realizado no auditório Capiba, situado na sede da PCR, no Bairro do Recife.

Em todos os eventos de grande porte, o secretário de Defesa Social determina, por meio de portaria, diretrizes para nortear como deve ser feito o esquema de segurança das festas. Diante disto, o São João de 2019 em Pernambuco tem a segurança regulada pela Portaria 2340. Entre as diretrizes estipuladas estão a exigência de que as festas não ultrapassem 12 horas de duração, e que os locais onde serão realizadas as festas estejam aptos para vistoria do Corpo de Bombeiros no mínimo 48 horas antes do início dos eventos.

O presidente do GT São João enfatiza que, em paralelo com a segurança dos festejos juninos, a Secretaria de Defesa Social tem trabalhado para manter a redução dos índices de criminalidade. “Além do reforço no policiamento e das vistorias realizadas pelo Corpo dos Bombeiros, a SDS ativará o Centro Integrado de Comando e Controle (CICCR) no período do dia 21 ao 24/06. No local, haverá representantes das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, da Gerência Geral de Polícia Científica, e da Celpe, dentre outros”, explicou João Barros.

“Este é um encontro de pessoas que querem fazer o bem a outras. Para os festejos juninos acontecerem, é imprescindível que todos os órgãos e secretarias se envolvam, e é isso que está acontecendo. Estamos unindo as nossas forças para oferecer mais proteção a todos os pernambucanos”, frisou a secretária municipal Leda Alves.

Estiveram no encontro, além de membros de todas as operativas da SDS e das secretarias da PCR, representantes da Celpe, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN).