Operação Quarentena reforça abordagens e fiscaliza comércio

Forças de segurança pública realizaram blitzes e fiscalizações para assegurar o cumprimento das medidas mais restritivas do Governo de Pernambuco, em vigor desde este sábado (16/05) até 31 de maio no Recife em Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata, todos na Região Metropolotana. Quarentena mais rígida visa a intensificar o combate à disseminação do novo coronavírus no Estado

CORONAVÍRUS QUARENTENA DIA 1 16 05 2020 7Neste sábado (16/05), primeiro dia da Operação Quarentena em Pernambuco, mais de mil profissionais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e guardas municipais do Recife, Olinda, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata foram às ruas para fiscalizar e garantir o cumprimento das medidas mais restritivas, estabelecidas pelo Governo do Estado, no combate à covid-19. Assim, 35 pontos de bloqueios foram montados, tanto nas ruas dos subúrbios, quanto nas principais vias de circulação desses municípios. Ao todo, 1.296 veículos e 1.427 pessoas foram abordadas e receberam as orientações sobre a quarentena. Apenas uma pessoa precisou ser conduzida a uma delegacia de polícia, após desacato.

Nessas cinco cidades, a quarentena mais rígida estabelece que, até 31 de maio, a população só poderá sair de casa para atividades essenciais, como ir ao supermercado, padaria e farmácia, ou para atendimento médico. No caso de o deslocamento ser feito utilizando veículo, será preciso respeitar um rodízio: placas terminadas em número par só podem circular em dias pares. As terminadas em número ímpar, só podem circular em dias ímpares.

“O primeiro dia da Operação Quarentena ocorreu dentro do que foi planejado, com blitz de fiscalização em vias de grande movimento, seja nas periferias ou em áreas de grande circulação, assim como abordagens de pessoas a pé para cobrar o uso da máscara. De modo geral, verificamos a colaboração e apoio da população ao trabalho policial, que foi parabenizado em diversos locais. Também registramos muitas pessoas pedindo informações e tirando dúvidas sobre o que pode e o que não pode neste período. Estamos, a partir de domingo (17/05), ampliando para 43 os pontos de fiscalização de veículos, de modo a ter ainda mais presença nas vias públicas e aumentar o isolamento social, especialmente nessas cinco cidades”, explicou o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antonio de Pádua.

Além das blitz de fiscalização, equipes volantes realizaram ações de choque de ordem em áreas de grande aglomeração, fiscalizando o funcionamento dos comércios não essenciais, bares e restaurantes. Durante todo o dia, 907 intervenções foram realizadas, com 68 estabelecimentos tendo sido fechados pelos profissionais, que ainda orientaram e distribuíram máscaras à população.

CORONAVÍRUS QUARENTENA DIA 1 16 05 2020 5  CORONAVÍRUS QUARENTENA DIA 1 16 05 2020 4