28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Governo lança edital para projetos de prevenção à violência

EDITAL PROJETOS PREVENÇÃO VIOLÊNCIA 25 02 2022 NAZIR1
 
 
Iniciativa visa reforçar as políticas do Pacto Pela Vida em todo o Estado, ampliando a participação da sociedade civil

 

O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, participou, nesta sexta-feira (25/02), do lançamento de edital para seleção de 62 projetos de prevenção social à violência, assinado pelo governador Paulo Câmara. Com investimentos da ordem de R$ 6,2 milhões, a iniciativa tem o objetivo de reforçar a participação social nas políticas do Pacto pela Vida, em especial nas ações antecipatórias. Cada iniciativa pode receber financiamento de até R$ 100 mil, e os projetos devem focar em estratégias de protagonismo juvenil, promoção da saúde, questões de gênero e raça, educação, esportes comunitários, assistência social e políticas LGBTQIA+.

O edital será publicado no Diário Oficial deste sábado (26/02) e as instituições sociais terão 30 dias para apresentar suas propostas. “Com o lançamento desse edital vamos avançar na prevenção à violência com cursos de capacitação de mão de obra, dando oportunidades aos pernambucanos de terem um caminho a partir da educação, do esporte e da cultura, fazendo a diferença na vida das pessoas” destacou Paulo Câmara.

De acordo com o secretário estadual de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, o Pacto Pela Vida tem registrado resultados muito positivos ao longo dos seus anos de execução e, sem dúvida, o edital dos projetos abrirá novas perspectivas. “Estamos convocando a sociedade civil para testar novas tecnologias de prevenção à violência nos territórios mais vulneráveis, desenvolvendo estratégias para aproximar mais as pessoas e intervir na mudança de trajetórias”,

O anúncio representa uma nova fase das políticas de prevenção, resultado das contribuições da Cooperação Pernambuco, que participou com a análise dos fatores de risco, construção do Marco Lógico da Prevenção Social, elaboração da Matriz de Indicadores e também na viabilização da instalação de um Observatório da Prevenção Social, plataforma necessária na construção de políticas assertivas. A Cooperação Pernambuco é o nome da parceria do Governo de Pernambuco com o Instituto Igarapé e três agências da ONU: o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU Habitat). 

Também estiveram presentes à solenidade de lançamento do edital os secretários estaduais Ana Elisa Sobreira (Mulher) e Alexandre Rebelo (Planejamento e Gestão); a secretária-executiva de Gestão para Resultados da Seplag, Maria Teresa Araújo; a presidente da Central Única das Favelas de Pernambuco (CUFA-PE), Altamiza Melo; a coordenadora dos projetos sociais da CUFA-PE, Anjuly Mendonça; e o coordenador da campanha Mãos Solidárias, Paulo Manson.

 

EDITAL PROJETOS PREVENÇÃO VIOLÊNCIA 25 02 2022 5 NAZIR2

 

 

Fonte: Secretaria de Imprensa

Fotos: Élvano Nazir/SDS