Programa Em Frente Brasil começa a atuar em Paulista

DSC_0094.JPG

O projeto, que segue o modelo do Pacto pela Vida, foi lançado pelo governo Federal e conta com 405 profissionais, incluindo homens e mulheres da Força Nacional de Segurança, Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros, além das policias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar

DSC_0078.JPGO secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire, participou, na manhã desta sexta-feira (30/08), do lançamento do efetivo do Programa Em Frente Brasil nas ruas de Paulista, município localizado na Região Metropolitana do Recife (RMR). A solenidade foi realizada no estacionamento do North Way Shopping e contou com a presença de parte do efetivo que atuará na cidade. Ao todo, 405 profissionais, com o apoio de 74 viaturas, atuarão no município, dentro das ações do projeto, que foi lançado na última quinta-feira (29/08), pelo Governo Federal.

Com foco no enfrentamento à violência, o programa prevê ações conjuntas em cinco municípios brasileiros: Paulista (PE), Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Goiânia (GO) e São José dos Pinhais (PR). Os profissionais, que fazem parte da Força Nacional de Segurança, das policias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e agentes de Trânsito atuarão dentro de estratégias específicas de policiamento ostensivo, inteligência, investigação criminal e operações integradas, estabelecidas pelo plano integrado criado em conjunto com os estados e municípios participantes.

Seguindo o modelo de atuação do Pacto pela Vida, o programa também prevê ações articuladas entre a União, os Estados e Municípios. Para tanto, será colocado em prática um conjunto de ações multidisciplinares e transversais nas áreas de educação, esporte, lazer, cidadania, cultura e empreendedorismo, a partir de diagnósticos locais e planos integrados de ação.

DSC_0149.JPG

“A partir de hoje, nós começamos a ter a participação efetiva desses profissionais atuando de forma integrada em prol desse projeto, levando as boas ações, que já vem sendo implementada no município de Paulista, pelo Pacto Pela Vida, para um novo patamar. Realmente, esperamos que este projeto piloto traga novos aprendizados e caminhos, que possamos implementar em todos os municípios de Pernambuco e do País. Isso porque, é importante destacarmos que Paulista e Pernambuco foram selecionados para participar do projeto exatamente pelo sucesso reconhecido que o Pacto pela Vida tem em âmbito nacional, em suas ações de redução da criminalidade”, comentou o secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire.

PAULISTA – As ações de segurança pública que vêm sendo desenvolvida pelo Governo de Pernambuco, como a criação do 26º BPM, no Litoral Norte, têm sido fundamental para redução da criminalidade na região, incluindo no município de Paulista. Só neste ano, a redução dos crimes contra a vida, na cidade, chegou a 37%. Ao todo, foram 59 homicídios registrados no município, entre janeiro e julho de 2019, contra 94 notificados no mesmo período do ano passado. Força Nacional de Segurança - O uso dos profissionais da Força Nacional foi autorizado, na última semana, pelo Governo Federal, por meio das portarias de nº 683 e 685. O efetivo atuará em ações de policiamento ostensivo, assim como de polícia judiciária e perícia forense nos cinco municípios que integram o programa. No primeiro caso, as ações terão prazo de 120 dias, enquanto as demais ações terão prazo de 180 dias a contar de 30 de agosto, podendo ser prorrogado.