28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Representante da SDS é selecionado para intercâmbio de segurança nos EUA

Um dos criadores do Programa Alerta Celular, major Jonas Moreno é um dos nove brasileiros escolhidos para visita técnica a órgãos de segurança no país da América do Norte, a exemplo do FBI e do Departamento de Estado Americano

 

O major Jonas Moreno, coordenador da Gerência de Análise Criminal e Estatística da SDS (Gace), viajou nesta sexta-feira (03/05) em missão para os Estados Unidos, a convite do Consulado Americano.O oficial foi um dos nove servidores públicos selecionados em todo o Brasil para integrar a comitiva que, durante duas semanas, visitará órgãos de segurança no país da América do Norte, a exemplo do FBI e do Departamento de Estado Americano. Três cidades fazem parte do roteiro de visitação: Washington, Milwaukee e Jacksonville.

 

Com o intuito de promover a troca de experiências na área de defesa social, o consulado buscava líderes inovadores dentro do sistema de justiça criminal brasileiro. Para isso, realizou uma seleção entre três servidores em cada estado. A escolha envolvia não apenas membros das forças policiais, mas também promotores de justiça, juízes, entre outros.

 

Único pernambucano na comitiva, Jonas Moreno foi selecionado por ser um dos idealizadores do Programa Alerta Celular, da Secretaria de Defesa Social do Estado. Lançado em março de 2017, é um sistema de cadastro online de proprietários de celulares, que registra o IMEI do telefone móvel em um banco de dados no site www.sds.pe.gov.br. Por meio dele, qualquer cidadão tem a possibilidade de recuperar o aparelho em caso de furto ou roubo, caso o telefone venha a ser encontrado pelas Polícias Civil ou Militar.

 

Desde o início do Alerta Celular, as polícias de Pernambuco já recuperaram cerca de 8.500 aparelhos que haviam sido roubados. Ao mesmo tempo, o número de roubos caiu em 26%, comparando os anos de 2017 e 2018. Esse número poderia ser maior, pois apenas 3% de todos os celulares de Pernambuco estão cadastrados no sistema da SDS. Muitos telefones já recuperados poderiam ter sido devolvidos a seus donos se seus dados estivessem no Alerta Celular.

 

"É gratificante poder representar Pernambuco e ter a oportunidade de conhecer de perto experiências exitosas nas áreas de combate ao tráfico de drogas, direitos humanos, tráfico de seres humanos, audiências de custódia e estatísticas criminais. Desse intercâmbio de experiências poderemos criar outras iniciativas inovadoras para a segurança pública do nosso estado", avalia o major, que retornará da missão no próximo dia 19 de maio.