Choque de Ordem fecha mais de 1.000 estabelecimentos

Forças de segurança pública de Pernambuco já fiscalizaram mais de 30 mil locais, entre comércio, bares, restaurantes e outros estabelecimentos que não podem funcionar ou receber clientes durante a quarentena. Desses, 1.010 fecharam as portas após intervenção da operação, que envolve policiais e bombeiros militares, além de órgãos de controle urbano e vigilância sanitária das prefeituras do Recife e de Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata

CHOQUE DE ORDEM 27 05 2020 2Passados 11 dias do início da quarentena no Recife e mais cinco cidades da Região Metropolitana, as forças de segurança pública coordenadas pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) fiscalizaram mais de 30 mil estabelecimentos e orientaram o fechamento de 1.010 deles. Com a Operação Choque de Ordem, essa fiscalização é realizada diariamente por mais de 80 equipes formadas por bombeiros e policiais militares, com apoio das prefeituras dos cinco municípios onde o Governo do Estado descretou restrições mais severas de circulação. O trabalho é integrado à Operação Quarentena e prossegue até o próximo domingo, 31 de maio.

Cerca de 60% desses fechamentos ocorreram na capital, onde 623 estabelecimentos tiveram que encerrar as atividades após intervenção das forças de segurança pública entre os dias 16 e 26 deste mês de maio. Em seguida aparece Jaboatão dos Guararapes, com 146 casos. Olinda teve o terceiro maior número de intervenções, com 137. Por fim, as equipes da Operação Choque de Ordem solicitaram o fechamento de 54 locais em Camaragibe e 50 em São Lourenço da Mata.

A Operação Quarentena permanece com os 60 pontos de bloqueio nas ruas e avenidas, que já abordaram 167 mil veículos no mesmo período. Unindo as duas operações, já são 241 mil pessoas orientadas a cumprir as regras de isolamento social e o uso obrigatório de máscaras nessas cidades. Em apenas seis casos foi necessário registrar Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em alguma delegacia de Polícia Civil devido a resistência ou desobediência. Ao todo, 17 pessoas foram autuadas e dois veículos tiveram de ser apreendidos.

CHOQUE DE ORDEM 27 05 2020 1Essas medidas têm repercutido em uma taxa de isolamento acima de 55%, em média, no Recife. Ao considerar os cinco municípios, o índice diário fica em torno de 50%. "Esse balanço tem sido positivo, com a população colaborando para que até domingo possamos fazer uma quarentena ainda mais intensa nesses municípios. São diariamente mais de 1.600 profissionais envolvidos nesse esforço, e temos a convicação de que esse trabalho conjunto entre o Governo do Estado, as prefeituras e demais parceiros vai refletir em uma redução ainda maior de pessoas circulando nas ruas e, consequentemente, da disseminação do novo coronavírus", avalia o secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire.

Na última terça-feira (26/05), Recife foi a segunda capital ontem com maior isolamento no País, enquanto Pernambuco permanece entre os cinco estados com maiores indicadores. Segundo Humberto Freire, os setores de inteligência da SDS estão empenhados em mapear locais que precisam aumentar essa taxa. "Dessa maneira, podemos sempre lançar as equipes de fiscalização e orientação de forma direcionada. Esse trabalho prossegue para que possamos, sempre com base na ciência e na técnica, ser mais assertivos no emprego do efetivo e atingir o objetivo, que é sair desses 15 dias de quarentena mais fortalecidos no combate à covid-19", finaliza.