28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

PESQUISA DESTACA CEMIT NA REDUÇÃO DE INCIDENTES COM TUBARÕES

Tese de doutorado de engenheiro de pesca aponta que prevenção, pesquisa e educação ambiental foram fatores preponderantes para diminuir incidentes com tubarões em Pernambuco

 

DSC_0758.JPG

 Na tarde desta quarta-feira (16/10), o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) realizou uma reunião com membros da sociedade civil, do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) e da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) para apresentar os resultados obtidos com a pesquisa de doutorado do engenheiro de pesca Jonas Rodrigues. O encontro foi realizado no auditório da Secretaria de Defesa Social do Estado.

O gerente geral de Articulação e Integração Institucional e Comunitária da SDS, Cláudio Borba, enfatizou que as pesquisas científicas são de fundamental relevância para o desenvolvimento de políticas públicas que possam resultar numa mitigação dos incidentes com tubarões.

A problemática dos incidentes com tubarões foi o objeto de estudo do pesquisador Jonas Rodrigues. “Nossos estudos comprovam que de 2004, que foi o ano de criação do Cemit, para 2019 houve uma redução de 97% dos incidentes com tubarões em Pernambuco. Nós estivemos presentes em todas as reuniões do Comitê durante os últimos quatro anos e percebemos que quanto mais o Estado investiu em prevenção, mais os incidentes foram diminuindo, até chegarmos ao índice zero nos dias de hoje”.

Os estudos do pesquisador comprovam que as áreas que mais sofreram degradação ambiental, em decorrência das grandes construções, foram as áreas atingidas por ataques destes animais. O Cemit tem papel preponderante para que as políticas públicas de prevenção e educação possam limitar os impactos ambientais no habitat natural dos tubarões.