28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Fiscalizações aumentam no segundo dia da Operação Quarentena

 

0320 - Operação Quarentena - dia 2_site.jpg

 

Cerca de 7 mil pessoas foram orientadas nas primeiras 48 horas sobre as normas de combate ao coronavírus. Já são mais de 5 mil estabelecimentos fiscalizados e 75 pessoas conduzidas à delegacia. O Sertão contabiliza 80% das ocorrências em descumprimento das medidas sanitárias

 

O trabalho das forças de segurança de Pernambuco aumenta a cada dia na fiscalização do cumprimento das normas sanitárias de combate ao coronovírus. No segundo dia de quarentena mais rígida foram 4.678 pessoas orientadas, 2.102 estabelecimentos fiscalizados e 37 conduções à delegacia em todo o Estado. Deste total, 80% das infrações estão nos municípios do Sertão. A análise foi realizada durante reunião online do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) da Secretaria de Defesa Social (SDS), na manhã do sábado (20/03).

 

“Estamos realizando fiscalizações do Litoral ao Sertão e o que nos chama a atenção é o Sertão, onde concentra cerca de 80% das ocorrências. Os nossos policiais estão especialmente em alerta nesses locais, mas é fundamental que a população sertaneja também faça adesão a esse Pacto pela Vida, cumprindo as normas sanitárias estabelecidas, pois apenas desta forma avançaremos no combate à Covide-19. Também é importante agradecer a todos os pernambucanos que estão colaborando com o poder público no isolamento social”, alertou Antonio de Pádua, secretário de Defesa Social.

 

O gestor informou que, durante o final de semana, o efetivo também está bastante atento ao cumprimento das normas nas praias e feiras livres do interior. “Tudo está sendo monitorado para que apenas os serviços autorizados estejam em funcionamento. As polícias estão atuando junto com as guardas municipais. Nosso objetivo é manter sempre a conscientização das pessoas para que a gente consiga trazer mais segurança e mais tranquilidade para Pernambuco”, pontuou Pádua.

 

Os dois primeiros dias de fiscalização contabilizam um saldo total de 6.919 pessoas orientadas, 5.176 estabelecimentos fiscalizados e 75 conduções à delegacia. Com o intuito de orientar a população, 4.990 policiais e bombeiros militares estão nas ruas para fazer cumprir o Decreto Estadual Nº 50.433, de 15 de março de 2021. Os cidadãos que desobedecem as normas sanitárias estão sujeitos à condução a uma delegacia de Polícia Civil, podendo ter pena de um mês a um ano, de acordo com o artigo 268 do Código Penal.. A população pode colaborar com denúncias ligando para o telefone 190, que atende 24 horas por dia.

 

Foto: Divulgação SDS