GTA completa 15 anos de serviços prestados à segurança e defesa dos pernambucanos
Notícias
O Grupamento Tático Aéreo (GTA) de Pernambuco, vinculado à Secretaria de Defesa Social (SDS), celebrou, nesta terça-feira (06/12), em solenidade no Terminal Marítimo de Passageiros Nelcy da Silva Campos, no Recife Antigo, 15 anos de existência. Na ocasião, foram agraciadas, com a comenda “Amigo do GTA”, 21 pessoas pelas colaborações e parcerias com o órgão ao longo dessa trajetória, entre elas o governador Paulo Câmara e o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, que estiveram presentes.
No ato de homenagem ao marco histórico, houve o lançamento da bandeira/estandarte e do hino do GTA, além de uma moeda comemorativa e da galeria dos comandantes do grupamento. Também na programação, aconteceu uma demonstração de salvamento aquático, com uso de puçá pela aeronave. Juntamente com o governador e o secretário, foram homenageados os secretários-executivos da SDS, comandantes e chefes das forças de segurança e pessoas da sociedade civil.
A história do uso de aeronaves em benefício da segurança pública, remoção e salvamento de pessoas remonta a 2001, quando, pela primeira vez, um helicóptero recém-adquirido pelo Estado entrou em operação, sobrevoando o Galo da Madrugada, no Carnaval daquele ano. “Tivemos, nesse período, a existência do Grupamento Aéreo (Graer) e da Companhia Tático-Aérea (Citaer), no âmbito da Polícia Militar de Pernambuco. Em dezembro de 2007, o órgão passou a se chamar GTA e foi transferido para a SDS, o que possibilitou a integração de todas as forças nessa atuação”, explicou o coronel Wellington Câmara Júnior, comandante do GTA. Atualmente, o grupamento conta com 71 profissionais, entre policiais militares, civis, científicos e bombeiros militares, em sua maioria pilotos, operadores aéreos e mecânicos. O órgão conta com quatro aeronaves, sendo uma delas, o helicóptero AS350-B3 conhecido como esquilo, adquirido em maio de 2022, com investimento de R$ 25 milhões.
“O GTA completa 15 anos em seu melhor momento, com forte atuação no cotidiano das operações integradas, patrulhamento preventivo, salvamentos, ações de defesa civil e apoio no combate a incêndios. Este ano, foi expandido para o Agreste e para o Sertão, com a ativação de base aérea em Caruaru e Serra. A nossa quarta aeronave, o Defesa 4, é a primeira do País a ter piloto automático. Cada uma das nossas aeronaves possui média de 33 horas de voo por mês, bem acima do apresentado pelo maior grupamento do tipo no Brasil, que é o de São Paulo, cuja média é de 23 horas voo/mês por helicóptero. Parabenizamos a todos os que perfizeram essa importante trajetória dentro da segurança pública e os que atualmente se dedicam a fazer o GTA melhor a cada dia”, destacou Humberto Freire.
Fotos: Élvano Nazir