Pernambuco lança o Boletim Integrado de Defesa Social

Crédito Élvano Nazir (2)_site1.jpg

Crédito Élvano Nazir (1)_site 1.jpgNovo sistema online elimina o papel e informatiza todas as etapas de uma ocorrência policial. O compartilhamento em tempo real de informações, desde o chamado via 190 até os procedimentos de polícia judiciária, permite a integração e a otimização do trabalho das forças de segurança

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social, lançou, nesta quarta-feira (08), durante a reunião de monitoramento do Pacto pela Vida, o Boletim Integrado de Defesa Social (Bids), que informatiza e integra o trabalho cotidiano das forças de segurança, especialmente a interface entre as polícias Civil e Militar. O novo sistema permitirá o acompanhamento de forma mais dinâmica e em tempo real das manchas criminais, otimizando o planejamento operacional. Ao eliminar o preenchimento manual de formulários de papel, e o retrabalho na transmissão de uma ocorrência entre as operativas, a plataforma possibilita o aumento da produtividade policial.

"Ter uma política de segurança pública cada vez mais antenada e atenta às tecnologias possíveis é fundamental e necessário para dar mais agilidade aos boletins de ocorrência, disponibilizando outras informações que são utilizadas no processo. Agora será tudo eletrônico. Vamos ganhar tempo, tanto na questão da ocorrência em si, mas também ajudar nas investigações, na autoria e no desenrolar dos fatos, para que a elucidação de qualquer caso seja feita dentro de prazos razoáveis no âmbito da segurança pública de Pernambuco", destacou Paulo Câmara.

O novo sistema foi desenvolvido ao longo de dois anos sob a coordenação da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) da Secretaria de Defesa Social (SDS) e já está sendo utilizado como projeto piloto em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. "O sucesso do projeto piloto é que permitiu esse lançamento em escala geral para todo o Estado. As fases de implementação seguem nos próximos meses, até que tenhamos todas as equipes da polícia militar lavrando o Boletim de Ocorrência de forma integrada e digital, para que a gente acabe com o papel e otimize o trabalho da polícia", ressaltou o secretário de Defesa Social, Humberto Freire. O gestor explica que o Bids faz parte de um conjunto de projetos desenvolvidos para simplificar, integrar, modernizar e trazer soluções para o trabalho da segurança pública do Estado, visando aprimorar o serviço prestado à população. “Implantamos um comitê de inovação na SDS para pensar e criar ferramentas mais eficazes dentro da realidade em que vivemos, com necessidade de interatividade, rapidez e segurança das informações. Nesse sentido, Pernambuco criou programas que servem de modelo para outros estados, a exemplo do Alerta Celular e do Alerta Bike”, cita Freire.

Um exemplo prático dos avanços do Bids é quando uma denúncia é feita via 190. No Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), onde há um call center, é gerado um documento do chamado. Uma viatura da PMPE é deslocada até área indicada. Lá, os policiais averiguam a denúncia e, caso seja comprovada, preenchem um formulário de papel, com a descrição do fato, envolvidos, endereço. Quando pessoas são conduzidas para uma delegacia, os policiais civis digitam essas informações em um terceiro documento. Em algumas situações, há divergências entre cada um dos relatórios. “Dentro de uma mesma base, podendo ser preenchida até simultaneamente de celulares ou tablets diferentes, as informações vão convergir, serem complementadas a partir de novos elementos colhidos e checagens realizadas. A agilidade na ocorrência, por meio da tecnologia, em um aplicativo unificado, fará com que o policiamento ostensivo da PMPE retorne mais rapidamente às ruas, além de facilitar o trabalho investigativo da PCPE com a segurança das informações”, explica o gerente de Tecnologia da Informação da SDS, coronel Policarpo de Freitas.

O Bids traz ainda alguns recursos tecnológicos que facilitam o dia a dia do policial, como georreferenciamento para preenchimento de informações básicas de endereço; a inserção de imagens de objetos apreendidos, como armas e entorpecente; e a possibilidade de ditar informações, transformadas automaticamente em texto. Finalizado o preenchimento, é gerado um relatório virtual, que poderá ser compartilhado via aplicativos de troca de mensagens. “Quando o policial vai para a rua, ele se arma com pistola, munição, colete e viatura. Agora, ele terá mais um instrumento, o celular, que é tão importante quanto qualquer outro armamento para fazer o trabalho ostensivo. Esse trabalho vai ser feito em aparelhos funcionais, com acesso à internet, já disponibilizados em suas respectivas unidades operacionais”, complementa coronel Policarpo.

IMPLANTAÇÃO - Na fase de teste, o Bids foi implantado na Área Integrada de Segurança - 6, que funciona na Estrada da Batalha, Prazeres, e recobre o município de Jaboatão. Nessa AIS, as sedes do 6º Batalhão da Polícia Militar e da 6ª DESEC - Delegacia Seccional da Polícia Civil estão juntas, facilitando o desenvolvimento da ferramenta. No projeto-piloto, foi constatado que constatado que o novo boletim possibilitou um ganho de 40 a 50 minutos no retorno das viaturas da PMPE para as ruas. Atualmente, multiplicadores de dez unidades da capital estão sendo treinados para começarem a operar dentro do Bids. A previsão é que, até o final do ano, 90% de todas as 51 unidades operacionais já tenham sido treinadas. Já estão sendo instruídos o 11º, 12º, 13º, 16º e 19º batalhões de área, além de cinco unidades do Diresp (BPChoque, BPRp, RPMon, CIPMoto e CIATur).

Créditos: Aluísio Moreira (capa) e Élvano Nazir (matéria)