SDS presente em seminário sobre segurança, democracia e cidadania

7df4f659-7c6c-4853-b88e-884a4c38c1fe.jpg

A secretária Carla Patrícia Cunha ressaltou que Pernambuco é destaque nacional na transparência e consistência das estatísticas criminais

A secretária de Defesa Social de Pernambuco, Carla Patrícia Cunha, prestigiou o Seminário “Segurança Pública, Democracia e Cidadania: novos desafios, velhos problemas”, promovido nesta terça-feira (31/01) no auditório do Mar Hotel, pelo Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (GAJOP), em parceria com o Instituto Fogo Cruzado.

O evento teve como objetivo ampliar os canais de diálogo entre a sociedade civil organizada e os gestores do poder público, no que se refere à coleta, sistematização e análise de dados criminais.

No decorrer do seminário, foram apresentadas experiências, estudos, iniciativas e resultados efetivos a respeito da análise do fenômeno da criminalidade, não apenas de Pernambuco, como também dos estados da Paraíba, Bahia e Rio de Janeiro, por meio dos representantes desse segmento que estiveram presentes no evento.

Integrando a mesa de abertura do encontro, a gestora da pasta de Defesa Social pontuou que este intercâmbio é indispensável para os profissionais que trabalham na área de análise criminal e estatística, apresentando seus diagnósticos sobre o fenômeno da criminalidade e as soluções de controle desse grave problema social.

A secretária ressaltou, ainda, a especialização e o compromisso daqueles que fazem os dados criminais no âmbito da SDS, formado por profissionais vocacionados e dedicados a pensar e inovar na segurança pública. "Pernambuco é destaque na transparência e consistência das estatísticas criminais, e estamos trabalhando para ampliar o nosso banco de dados para estudos e consulta pública", afirmou Carla Patrícia, agradecendo o convite para o seminário e reafirmando a disponibilidade para o diálogo e a cooperação.

Na ocasião, o tenente coronel Jonas Moreno, da Gerência de Análise Criminal e Estatística da SDS/PE, proferiu palestra no painel “Dados para inteligência: experiências de uso de dados pelo poder público”.

O seminário também contou com a presença de representantes do Ministério Público de Pernambuco e de profissionais de organizações da sociedade civil que atuam na área, incluindo integrantes da instituições organizadoras do evento, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, da Rede de Observatórios da Segurança, do Fórum Popular de Segurança Pública PE, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Grupo Comunidade Assumindo suas Crianças (GCASC).

1b13e2f8-d4b1-40f7-9aef-931f7ec6be12.jpg

4ee7a529-2839-4b1c-a794-71b632654a1f.jpg