Força-Tarefa no Cabanga prende suspeitos e tranquiliza população

Três assaltantes já foram detidos. Polícias buscam outros sete já identificados e equipe fixa da PM é destacada para a Rua Saturnino de Brito

A Força-Tarefa envolvendo as Polícias Militar e Civil continua os trabalhos no bairro do Cabanga, onde se registrou um assalto divulgado em redes sociais. Três praticantes de assaltos na área já foram presos e outros sete estão identificados, sendo procurados pelas polícias. A Prefeitura do Recife, em apoio à operação, enviou funcionários da Empresa Municipal de Mnautenção e Limpeza Urbana (Emlurb) para fechar a passagem no muro da linha férrea, pela qual os assaltantes mostrados no vídeo tinham acesso à Rua Saturnino de Brito. O reparo foi concluído no final desta manhã.

OPERAÇÃO CABANGA 18 01 2019 4O comandante do 16º Batalhão da PMPE, coronel Silvestre Dantas, ressalta que uma equipe de policiais está fixa na Rua Saturnino de Brito, por tempo indeterminado. “Estamos contando com apoio do batalhão de área, mas também das especializadas da PM, a exemplo da Rocam e Radiopatrulha, e também da Policia Civil, representada pelo Core (Coordenação de Operações e Recursos Especiais). Conseguimos identificar onde residem os três suspeitos que aparecem no vídeo, prendemos um assaltante por estar com porte ilegal de arma de fogo e a Rocam apreendeu dois menores que têm ligação com outras ações criminosas na localidade. Essa atuação já trouxe mais tranquilidade para o bairro e também para os motoristas de passagem pela área. Temos redução significativa de roubos no Estado, no Recife e também nessa área integrada, mas é preciso aumentar a sensação de segurança e é nesse sentido que estamos empregando esforços”, explicou.

O delegado seccional da Área Integrada de Segurança 1 (que inclui o Cabanga), Vladimir Lacerda, orienta as vítimas a procurar a polícia para denunciar os roubos na localidade, pois o boletim de ocorrência permite identificar e localizar vítimas e possíveis testemunhas, colaborando para a  captura dos suspeitos. "Até o momento, a vítima do assalto gravado no vídeo não tinha procurado a delegacia. Através dos telefones 3184-3882 e do 3184-3453, a população estabelece um diálogo direto com a Delegacia da Rio Branco. Quem tiver informações, colabore com a Polícia e ajude a tornar sua rua e seu bairro mais seguros. Estamos cumprindo nosso papel e realizando diligências para a retirada de circulação de mais praticantes de assaltos", ressaltou.

OPERAÇÃO CABANGA 18 01 2019 1QUEDA NOS ROUBOS E INVESTIMENTOS EM SEGURANÇA – As estatísticas da Secretaria de Defesa Social, divulgadas no início da semana, mostraram redução de 21,92% nos roubos em Pernambuco em 2018, comparado a 2017. De mais de 120 mil casos, caíram para 94.145. No Recife, os assaltos também caíram 20,31% no ano passado (de 41.001 em 2017 para 32.674 em 2018). Considerando somente a AIS 1, que inclui o Cabanga, tiveram uma redução de 17% nos roubos, saindo de 8.774 em 2017 para 7.298 casos em 2018.

Esses resultados foram possíveis graças aos investimentos realizados pelo Governo de Pernambuco em toda a Região Metropolitana, onde foram implantados dois novos Batalhões nos últimos dois anos – o 25º em Jaboatão e o 26º em Itapissuma – e duas Delegacias de Repressão ao Narcotráfico, em Goiana e no Cabo de Santo Agostinho. Desde o início do governo, foram contratados 5.800 novos policiais militares, civis e científicos, além de soldados do Corpo de Bombeiros, que estão reforçando o policiamento em todo o Estado.