28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Mais de 3 mil fiscalizações no 1º dia de quarentena no Agreste

SECRETÁRIO ANTONIO DE PÁDUA SDS OPERAÇÃO QUARENTENA

Operativas da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) reforçam desde quarta-feira (26/05) as fiscalizações em 65 municípios da região, que permanecem em quarentena mais rígida até 6 de junho, por determinação de decreto do Governo do Estado. A medida visa a conter a propagação do novo coronavírus e reduzir pressão sobre sistema de saúde

As forças de segurança pública de Pernambuco realizaram mais de 3 mil ações no primeiro dia de fiscalização no Agreste, para fazer cumprir as medidas sanitárias mais restritivas contra o coronavírus. Iniciado na quarta-feira (26/05), o reforço de 5.089 profissionais das operativas da SDS permanece nas ruas de 65 municípios da região até o dia 6 de junho, prazo determinado pelo Decreto Estadual Nº 50.752 para manter quarentena rígida nas atividades sociais e comerciais.

Nesse primeiro dia, foram abordados 1.792 veículos e orientadas 1.055 pessoas nas ruas das cidades do Agreste incluídas nas restrições de circulação. Além disso, 752 estabelecimentos comerciais foram alvo de fiscalização. Três pessoas que insistiram em descumprir as normas tiveram que ser conduzidas a uma delegacia de Polícia Civil e foram autuadas por infração sanitária, crime previsto pelo artigo 268 do Código Penal.

O secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, convoca a população a continuar colaborando no enfrentamento da pandemia. “Lembramos à população do Agreste que estão proibidas as atividades comerciais e sociais, e o sucesso dessas medidas depende da união de todos. Estamos reforçando a fiscalização em toda a região, especialmente em cidades como Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, e vamos continuar trabalhando para que se reduza o número de pessoas circulando em todas as 65 cidades”, salienta. Para denunciar irregularidades, os cidadãos podem telefonar para o 190.

OUTRAS REGIÕES - No Decreto Nº 50.752, publicado em 25 de maio deste ano, o Governo de Pernambuco determina que 59 municípios da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata adotem a quarentena mais rígida aos sábados e domingos, até 6 de junho. “Reforçamos que a população dessa região não deve frequentar praias nos dias 29 e 30 de maio e 5 e 6 de junho, pois elas estarão fechadas”, reitera o secretário de Defesa Social.

Na RMR, de segunda a sexta permanece a limitação de funcionamento até as 20h. Quarta-feira (26/05), as forças de segurança pública de Pernambuco efetuaram mais de 2.600 ações de fiscalização nesses 14 municípios, com a condução de duas pessoas a uma delegacia por infringir as normas. Para o Sertão, continuam as atividades de segunda a sexta até as 20h, e aos sábados e domingos o expediente deve encerrar às 18h. Na quarta-feira, mais de 1.000 ações de fiscalização foram efetuadas nos municípios sertanejos, com uma pessoa autuada por infração sanitária.