Governador empossa secretário de Defesa Social de Pernambuco

Cerimônia em que Paulo Câmara deu posse a Humberto Freire ocorreu na tarde desta segunda-feira (28/06), Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual

28062021 Posse Humberto Freire 02a.jpgO governador Paulo Câmara empossou, na tarde desta segunda-feira (28/06), o novo secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire de Barros. A cerimônia teve lugar no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo Estadual, no Centro do Recife. Delegado da Polícia Federal e advogado, Humberto Freire assume o cargo após 4 anos como secretário executivo de Defesa Social do Estado. “Temos plena confiança na sua forma de trabalhar, na sua liderança, mantendo bons resultados do pacto e a integração das polícias”, frisou Paulo Câmara.

Estiveram presentes os secretários estaduais de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo; da Casa Civil, José Neto; e da Casa Militar, Carlos José. Também prestigiaram a posse o secretário executivo de Gestão Integrada da SDS, Flávio Duncan; os comandantes da Polícia Militar, coronel Roberto Santana, e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, coronel Rogério Coutinho; o chefe da Polícia Civil, Nehemias Falcão; e a gerente geral de Polícia Científica, Sandra Santos.

28062021 Posse Humberto Freire 03a.jpg

Ele destacou a responsabilidade que o cargo exige e que está preparado para prosseguir com esta missão. "Nosso compromisso é dar continuidade à exitosa política de segurança que o Estado de Pernambuco possui, que é o Pacto pela Vida. Uma política reconhecida nacionalmente e internacionalmente, que seguirá sendo consolidada pela SDS, juntamente com todas as suas operativas, a fim de atingir resultados ainda melhores. Atuaremos em harmonia não apenas com as demais secretarias do Poder Executivo Estadual, mas também com os outros poderes integrantes do PPV, como o Tribunal de Justiça, a Assembleia Legislativa e o Ministério Público, todos unidos em prol de levar cada vez mais segurança ao povo pernambucano", declarou Freire.

PERFIL - Nascido no Recife em 18 de setembro de 1976, Humberto Freire de Barros graduou-se em direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Delegado da PF desde 2003, quando ocupou a chefia da Delegacia de Controle de Segurança Privada na Superintendência do Amapá. No ano seguinte, foi chefe substituto na Delegacia de Polícia Federal em Imperatriz, no Maranhão. Ainda em 2004, chefiou as Delegacias de Repressão a Entorpecentes e Repressão aos Crimes contra o Patrimônio na Superintendência da PF em Pernambuco, onde também presidiu a 1ª Comissão Permanente de Disciplina (2004-2008).

De 2008 a 2011, foi chefe da Delegacia de Polícia Federal em Caruaru. Em seguida, retornou ao Recife como chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários. Depois, assumiu a Coordenação Regional de Segurança de Grandes Eventos e a Representação Regional da Interpol, onde permaneceu até 2013. Cedido ao Ministério da Justiça, em outubro de 2013 passa a exercer o cargo de coordenador geral de Execução Operacional da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, o qual ocupou até 2017. Em julho daquele ano, assumiu como secretário executivo de Defesa Social de Pernambuco.

dtrhf.jpeg                       dtrhfpa.jpeg