28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Grupamento Tático de Ações Correcionais (GTAC) faz inspeções no interior de PE

Operação da Corregedoria Geral da SDS busca garantir o cumprimento das normas de atuação entre os servidores das forças de segurança pública do Estado

Dando continuidade ao planejamento operacional do ano de 2020, cinco equipes da Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco seguiram, na manhã desta segunda- feira (28/09), para o interior do Estado. A missão é realizar inspeções em Unidades Operacionais das Polícias Militar (PMPE), Civil (PCPE), Científica (GGPOC) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE). A operação ocorre até 02/10, nos municípios de Palmares, Garanhuns, Petrolândia, Serra Talhada, Belo Jardim e Caruaru, e é supervisionada pelo Departamento de Inspeção da Corregedoria. 

O objetivo é vistoriar e acompanhar a tramitação dos procedimentos adotados nos órgãos operativos da SDS, buscando a padronização das ações policiais. Com a iniciativa, a Corregedoria visa estabelecer condutas administrativas e operacionais para o cumprimento das missões institucionais, pautadas nos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

De acordo com o major PM Botelho, chefe do Departamento de Inspeção e do GTAC, inspeções como esta são realizadas diariamente na capital, Região Metropolitana e no interior do Estado. No período de janeiro a agosto de 2020, o GTAC inspecionou 3.758 locais ligados às operativas da SDS, entre unidades da PMPE, PCPE, CBMPE e GGPOC, totalizando 40.288 servidores fiscalizados. Comparados com os registros de 2019, esses números correspondem a um aumento de 101,07% nos locais inspecionados e de 183,86% no número de servidores fiscalizados.

COMO DENUNCIAR  - O Grupamento Tático de Ações Correcionais é responsável por executar ações de inspeção e fiscalização da competência e atribuições da Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social nos órgãos operativos, além de receber e processar denúncias formuladas contra os agentes públicos. As denúncias podem ser feitas 24 horas por dia, sete dias por semana (inclusive feriados) na sede da Corregedoria, situada na Avenida Conde da Boa Vista, 428, Boa Vista, Recife.