28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Aumento do isolamento na Operação Quarentena traz bons resultados

Aumento do isolamento na Operação Quarentena traz bons resultados

Notícias

Após 16 dias de maior restrição de circulação, 75% do público-alvo atendeu aos decretos estaduais para ficar em casa e contribuir com o isolamento social. Medidas valeram em cinco cidades da Região Metropolitana do Recife e seu resultado está ajudando o Governo do Estado a planejar a retomada gradual de atividades

WhatsApp Image 2020-06-01 at 18.23.03 (2).jpegA colaboração dos pernambucanos durante os 16 dias de medidas mais rigorosas de quarentena está ajudando o Governo do Estado a se preparar para uma nova fase no enfrentamento à Covid-19. Entre 16 e 31 de maio, a restrição de deslocamento apenas para necessidades essenciais fez com que, em média, 75% do público-alvo das cinco cidades incluídas cumprisse o isolamento social à risca.

No período da Operação Quarentena, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) manteve bloqueios no trânsito e fiscalizações para instruir os cidadãos a obedecer aos decretos nos cinco municípios: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. Foram mais de 25 mil postos de trabalho das forças de segurança pública ativados nos 16 dias. A cada dia, foram instalados 61 pontos de blitz e 139 equipes de choque de ordem saíram às ruas.

WhatsApp Image 2020-06-01 at 18.23.03 (1).jpeg

 

Ao todo, o efetivo orientou, com apoio dos órgãos municipais, 426 mil pessoas. Nos pontos de bloqueio, houve abordagens a 268 mil veículos. Também receberam a fiscalização 63 mil estabelecimentos. A população buscou cooperar, tanto que apenas 19 pessoas tiveram que ser conduzidas a uma delegacia e dois carros precisaram ser apreendidos devido ao descumprimento das medidas. Além disso, Pernambuco e Recife apareceram, várias vezes, na liderança ou nas primeiras posições entre os estados e capitais com maiores índices de isolamento.

“É importante salientar que, de toda a população, 30% das pessoas atuam em serviços essenciais e 70% têm de ficar em casa. Dessa fatia de 70%, que era o público-alvo das fiscalizações e proibições de circulação, 75%, o que representa três quartos dos habitantes, ficaram em casa. Foi uma importante adesão às medidas que, associada ao constante monitoramento por parte dos agentes de segurança pública, favoreceu a tendência de desacelerar a disseminação da doença. Isso nos permitiu passar para um momento de transição gradual e responsável de convivência com o coronavírus, dentro das mesmas regras anteriores à quarentena mais rígida”, analisa o secretário executivo da SDS, Humberto Freire.

O secretário-executivo reforça que as forças de segurança continuarão trabalhando para fazer cumprir as determinações sanitárias em vigor, conforme o Decreto Estadual 49.055, e as regras do plano de retomada das atividades econômicas em Pernambuco. “Nosso objetivo é salvar vidas e preservar o máximo possível de pessoas da exposição à doença”, diz Freire.