Aumento do isolamento na Operação Quarentena traz bons resultados

Após 16 dias de maior restrição de circulação, 75% do público-alvo atendeu aos decretos estaduais para ficar em casa e contribuir com o isolamento social. Medidas valeram em cinco cidades da Região Metropolitana do Recife e seu resultado está ajudando o Governo do Estado a planejar a retomada gradual de atividades

WhatsApp Image 2020-06-01 at 18.23.03 (2).jpegA colaboração dos pernambucanos durante os 16 dias de medidas mais rigorosas de quarentena está ajudando o Governo do Estado a se preparar para uma nova fase no enfrentamento à Covid-19. Entre 16 e 31 de maio, a restrição de deslocamento apenas para necessidades essenciais fez com que, em média, 75% do público-alvo das cinco cidades incluídas cumprisse o isolamento social à risca.

No período da Operação Quarentena, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) manteve bloqueios no trânsito e fiscalizações para instruir os cidadãos a obedecer aos decretos nos cinco municípios: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. Foram mais de 25 mil postos de trabalho das forças de segurança pública ativados nos 16 dias. A cada dia, foram instalados 61 pontos de blitz e 139 equipes de choque de ordem saíram às ruas.

WhatsApp Image 2020-06-01 at 18.23.03 (1).jpeg

Ao todo, o efetivo orientou, com apoio dos órgãos municipais, 426 mil pessoas. Nos pontos de bloqueio, houve abordagens a 268 mil veículos. Também receberam a fiscalização 63 mil estabelecimentos. A população buscou cooperar, tanto que apenas 19 pessoas tiveram que ser conduzidas a uma delegacia e dois carros precisaram ser apreendidos devido ao descumprimento das medidas. Além disso, Pernambuco e Recife apareceram, várias vezes, na liderança ou nas primeiras posições entre os estados e capitais com maiores índices de isolamento.

“É importante salientar que, de toda a população, 30% das pessoas atuam em serviços essenciais e 70% têm de ficar em casa. Dessa fatia de 70%, que era o público-alvo das fiscalizações e proibições de circulação, 75%, o que representa três quartos dos habitantes, ficaram em casa. Foi uma importante adesão às medidas que, associada ao constante monitoramento por parte dos agentes de segurança pública, favoreceu a tendência de desacelerar a disseminação da doença. Isso nos permitiu passar para um momento de transição gradual e responsável de convivência com o coronavírus, dentro das mesmas regras anteriores à quarentena mais rígida”, analisa o secretário executivo da SDS, Humberto Freire.

O secretário-executivo reforça que as forças de segurança continuarão trabalhando para fazer cumprir as determinações sanitárias em vigor, conforme o Decreto Estadual 49.055, e as regras do plano de retomada das atividades econômicas em Pernambuco. “Nosso objetivo é salvar vidas e preservar o máximo possível de pessoas da exposição à doença”, diz Freire.