Reforço na segurança fiscaliza medidas sanitárias até 6 de junho

OPERAÇÃO QUARENTENA CIODS SDS

Quarentena decretada pelo Governo de Pernambuco estabelece restrições de funcionamento de atividades econômicas presenciais e atividades sociais em 65 cidades do Agreste. Na Região Metropolitana e na Zona da Mata, limitação ocorrerá aos sábados e domingos, nesse período

A fiscalização das novas medidas restritivas decretadas pelo Governo do Estado para o período de 26 de maio a 6 de junho contará com reforço de 5.089 postos de trabalho, envolvendo policiais civis e militares, bombeiros militares e servidores da Secretaria de Defesa Social e da Corregedoria Geral da SDS. Eles irão orientar a população a cumprir os horários e normas de funcionamento de atividades econômicas em 65 municípios do Agreste, onde as determinações serão mais rígidas. Também atuarão em outras 59 cidades da Região Metropolitana e Zona da Mata, nas quais haverá maiores restrições nos dois fins de semana do período (29 e 30 de maio e 5 e 6 de junho).

O investimento em jornadas extras feito pelo Governo de Pernambuco será de cerca de R$ 1 milhão (R$ 1.064.900,00). Durante as fiscalizações, as forças de segurança pública de Pernambuco, coordenadas pela SDS, vão fortalecer a vigilância quanto às limitações de circulação e uso de estabelecimentos e espaços públicos e privados abrangidos pelo Decreto Estadual Nº 50.752, de 25 de março de 2021. Além disso, vão orientar os cidadãos a não se aglomerarem, manterem o distanciamento social e usarem adequadamente as máscaras.

“O Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) estará ativado a partir desta quarta (26/05), durante essas duas semanas, a fim de coordenar as ações da segurança pública no enfrentamento à pandemia, que contam com apoio dos municípios. As operativas da SDS, guardas municipais, vigilâncias sanitárias, diretorias municipais de controle urbano e o Procon, assim como outros órgãos, estarão novamente nessa parceria. Um trabalho integrado que busca implementar essas medidas de restrição relacionadas às atividades sociais e econômicas, em mais um esforço neste momento bastante difícil pelo qual o Estado passa com relação à Covid”, explica o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

SECRETÁRIO ANTONIO DE PÁDUA SDS OPERAÇÃO QUARENTENADos 5.089 reforços em jornada extra, 3.224 são policiais militares, 1.095 são bombeiros militares, 692 são policiais civis, 56 da Corregedoria Geral da SDS e 22 são da SDS atuando no CICCR. “É importante lembrar que, sem o apoio da população, esse trabalho não será suficiente. Estaremos nas ruas para orientar e esclarecer, porém precisamos da adesão das pessoas às medidas, que visam a preservar a saúde de todos nós”, reforça o secretário, lembrando que quem insistir em desobedecer às normas pode ser conduzido a uma delegacia de Polícia Civil. Essas pessoas estão sujeitas a uma autuação por infração sanitária, como prevê o artigo 268 do Código Penal Brasileiro.

NÚMEROS – Desde 18 de março de 2020 até 23 de maio de 2021, o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) registrou mais de 154 mil chamados relativos a denúncias de descumprimento de medidas de prevenção à Covid-19. Em 60% dos casos, as reclamações davam conta de aglomerações de pessoas, enquanto em 23% das denúncias o problema era o funcionamento irregular de bares e restaurantes e, em 9% dos casos, as ligações eram queixas sobre comércios que não respeitavam as medidas sanitárias. Desde o início da pandemia, mais de 1.800 pessoas tiveram de ser conduzidas a uma delegacia por descumprir as medidas sanitárias de prevenção decretadas pelo Governo de Pernambuco.

COMO DENUNCIAR – Para colaborar com o Poder Público, a população, além de seguir as normas e difundir as orientações de prevenção, pode realizar denúncias de aglomerações, festas clandestinas e funcionamento irregular de estabelecimentos por meio do telefone gratuito 190. O serviço funciona 24h por dia.

RESTRIÇÕES – O Decreto Estadual Nº 50.752, de 25 de março de 2021, determina quarentena rígida para 65 municípios do Agreste, de 26 de maio a 6 de junho deste ano. Já em outros 59 municípios, que englobam cidades da Zona da Mata e toda a Região Metropolitana do Recife, o fechamento de atividades não permitidas ocorre apenas nos dois fins de semana do período (dias 29 e 30 de maio e dias 5 e 6 de junho). De segunda a sexta-feira, permanecem a limitação de funcionamento até as 20h. Para o Sertão, continua o funcionamento de atividades de segunda a sexta até as 20h, e aos sábados e domingos o expediente deve encerrar-se às 18h.