MAIS ILUMINAÇÃO PÚBLICA PARA A SEGURANÇA

SDS colaborou com o mapeamento de 30 mil pontos prioritários para receber iluminação em LED a partir de 2019, dentro do programa Ilumina Recife, da Prefeitura do Recife

O secretário de Defesa Social de Pernambuco (SDS), Antonio de Pádua, participou do lançamento de nova etapa do programa Ilumina Recife, da Prefeitura do Recife. Na manhã desta quinta-feira (10/10), a PCR anunciou que serão instalados 30 mil novos pontos de luz na capital, escolhidos a partir de levantamento feito em parceria com a SDS. Foram mapeados locais estratégicos da cidade para implantação de iluminação com tecnologia LED. Áreas mais iluminadas inibem a ação de bandidos, proporcionam mais tranquilidade para população e incentivam a prática de esportes e lazer nas vias públicas.

Coque ARB 6299 09102019 Foto AndreaRegoBarrosCoque, Comunidade do Papelão, Sítio do Berardo, Comunidade do Bode, Vila São Miguel e Vila dos Milagres são exemplos de localidades que serão contempladas na nova etapa. Entre os critérios para a escolha das beneficiadas está a vulnerabilidade da área para crimes violentos contra o patrimônio, baseada nos dados do Pacto Pela Vida e a avaliação qualitativa dos comandantes da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) quanto à iluminação deficiente de certas áreas enquanto fator determinante de ocorrências violentas.

O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antonio de Pádua, avalia que a iniciativa da PCR desempenha papel essencial na promoção da segurança pública. "Já temos uma redução consistente na criminalidade entre janeiro e agosto deste ano, com queda de 11,68% nos homicídios e 8,35% nos roubos se comparamos com o mesmo período de 2018. Reflexo de políticas integradas entre Estado e município, o que inclui aumento de policiamento, maior taxa de resolução de inquéritos, prisão de criminosos e operações permanentes, como as da Avenida Agamenon Magalhães, a de Boa Viagem e a do Centro. Mas é preciso avançar e ampliar também a sensação de segurança, e nesse sentido ações como o Ilumina Recife são fundamentais para a tranquilidade das pessoas que circulam pela nossa capital", afirma.

A instalação dos novos equipamentos será realizada de acordo com relatórios elaborados pelo Programa Pacto Pela Vida, que identificou 145 comunidades, em 51 bairros, com áreas críticas em relação à segurança pública no Recife. Com essa etapa do Ilumina Recife, até o final deste ano, 15 mil pontos já vão ser instalados nas comunidades, representando um investimento de R$ 17 milhões. Os outros 15.000 pontos serão instalados até o final de abril de 2020. Ao implementar a nova etapa do Ilumina Recife, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) garantirá não apenas mais segurança à população, como mais economia ao município e melhor trafegabilidade nas vias.

Conde da Boa Vista ARB 1262 12092019 Foto AndreaRegoBarros     Coque ARB 6373 09102019 Foto AndreaRegoBarros

Fotos: Andréa Rêgo Barros/PCR

Com informações da Prefeitura do Recife