Comando Aéreo Nordeste realiza entrega da Ordem do Mérito Aeronáutico

Em cerimônia reservada, o Secretário de Defesa Social do Estado de Pernambuco recebeu a comenda no grau de Cavaleiro

O Comando Aéreo Nordeste (II COMAR) recebeu nesta terça-feira (16) a visita do Secretário de Defesa Social do Estado de Pernambuco, Antônio de Pádua Vieira Cavalcanti, que foi recepcionado pelo Comandante da Organização, Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães. O objetivo da reunião foi a entrega da Ordem do Mérito Aeronáutico ao Secretário - a comenda é tradicionalmente imposta no Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, celebrado em 23 de outubro, mas, na ocasião, o Secretário foi impedido de comparecer por questões de saúde.

Em cerimônia reduzida devido às medidas de segurança e saúde em combate à pandemia da COVID-19, o Brigadeiro Cesar realizou a entrega ao Secretário, destacando sua cooperação para o cumprimento da missão da Força Aérea Brasileira (FAB) em Pernambuco. "Essa é a principal comenda entregue pela Força a um cidadão que contribui com sua missão. Destaco seu papel fundamental durante a Operação São Cristóvão, em 2019, quando atuou em um gabinete de crise em interação intensa junto às Forças Armadas. A Ordem do Mérito Aeronáutico não apenas um reconhecimento a tal empenho, mas também um sinal de que a FAB estará sempre à disposição da Segurança Pública em Pernambuco", disse o oficial-general.

medalha sds_FAB.jpeg

Em suas palavras, o Secretário Antônio de Pádua agradeceu a homenagem e destacou a importância do trabalho dos profissionais de segurança pública em solo pernambucano. "Eu agradeço imensamente esse reconhecimento, em nome de toda a Segurança do Estado de Pernambuco. Estou à frente da Secretaria, mas o grande mérito da nossa equipe são os policiais que trabalham conosco: militares, civis, bombeiros militares, profissionais da polícia científica, que estão diariamente nas ruas e nas investigações fazendo com que essa mudança de realidade na segurança realmente aconteça. Creio que essa homenagem representa muito para mim e todos esses policiais, isso demonstra o apreço da Força Aérea conosco, o combate irá continuar, mesmo nesse esforço simultâneo da tropa de fiscalização sanitária e repressão a crimes", afirmou.

A Medalha

Criada pela Lei nº 5.961, de 1º de novembro de 1943, regulamentada pelo Decreto nº 94.601, de 14 de julho de 1987 e alterada pelo Decreto nº 2.630, de 16 de junho de 1998, a “Ordem do Mérito Aeronáutico” é uma distinção concedida aos militares da Aeronáutica brasileira que tenham prestado notáveis serviços ao País, ou se haja distinguido no exercício da sua profissão; aos militares das Forças Armadas nacionais e estrangeiras que se tenham tornado credores de homenagem da Nação brasileira e, particularmente, da Aeronáutica; aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que se tenham destacado nas suas áreas de atuação a serviço da Pátria; e às Corporações Militares nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, por serviços ou ações que recomendem ao reconhecimento da Nação brasileira e, de nodo particular, da Aeronáutica.