28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Operação Quarentena já orientou mais de 24 mil pessoas

Bloqueios e fiscalizações continuam até o fim da validade do Decreto Estadual nº 49.017, de 11 de maio, que limita até 31 de maio a circulação de pessoas e veículos a atividades essenciais nas cidades do Recife e de Olinda, Camaragibe, São Lourenço da Mata e Jaboatão dos Guararapes

 

OPERAÇÃO QUARENTENA 20 05 2020 EditadaOs quatro primeiros dias de restrição rigorosa de circulação em cinco cidades de Pernambuco terminaram com 24.726 pessoas orientadas pelas forças de segurança pública do Estado, além de 22.029 veículos abordados em blitz. De 16 a 19 de maio, policiais e bombeiros militares também fiscalizaram 7.614 estabelecimentos. Dois veículos acabaram apreendidos, em Olinda e Recife, e quatro Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO’s) foram instaurados, sendo 2 Olinda e outros no Recife e Jaboatão.

 

As medidas de quarentena estão previstas pelo Decreto Estadual nº 49.017, de 11 de maio, para cinco cidades da Região Metropolitana: Recife, Olinda, Camaragibe, São Lourenço da Mata e Jaboatão dos Guararapes. Somente na terça-feira (19/05), os profissionais das operativas da Secretaria de Defesa Social (SDS) orientaram 7.532 pedestres e pararam 7.243 veículos nas 43 blitzes montadas. No mesmo dia, fiscalizaram-se 3.306 estabelecimentos como lojas, bares e restaurantes, que não são considerados serviços essenciais e precisam estar fechados.

 

“As cinco cidades da quarentena continuam apresentando aumento no isolamento social, em relação aos mesmos dias da semana anterior. Mas estamos ampliando e dinamizando as fiscalizações para que alcancemos um percentual maior. Esse é um trabalho contínuo e não apenas da segurança pública, mas de todos, sejam agentes públicos ou a sociedade civil. Prevenir os riscos de transmissão da Covid-19 é hoje o nosso maior exercício de cidadania”, define o secretário Antonio de Pádua.

 

Diariamente, equipes volantes e em 43 pontos de bloqueio fiscalizam o cumprimento das regras, que determinam que apenas pessoas em deslocamento essencial podem circular, bem como estabelecem rodízio de veículos em dias pares e ímpares, conforme o final da placa. Trabalhadores das áreas de saúde, segurança pública, abastecimento de alimentos e água, limpeza urbana, manutenção predial e de informática estão entre as categorias liberadas para circular.

 

Essas pessoas precisam de um documento ou declaração que comprove estar indo atuar em atividade essencial. Da mesma maneira, quem necessita sair em busca de comida, atendimento médico ou remédios pode sair de casa. O uso da máscara é obrigatório em todo o Estado, inclusive nos municípios que não seguem essa quarentena mais rígida.