28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

PE segue na Campanha Nacional de Coleta de DNA

PE segue na Campanha Nacional de Coleta de DNA

Notícias

Campanha Nacional para coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidos teve inicio dia 14/06 e segue até 18/06, mas em Pernambuco o serviço terá continuidade

De acordo com o gestor do Instituto de Genética Forense Eduardo Campos (IGFEC), Carlos Souza, o trabalho está sendo feito no IML, no IGFEC e em mais dez outros postos de coleta da Polícia Cientifica, espalhados pelo Estado. “Essa ação tem grande importância social, porque promove que familiares de pessoas desaparecidas sejam estimulados a doarem amostras de material genético que podem ser compartilhadas no Banco Nacional de Perfis Genéticos. Assim, promovendo a localização ou identificação de seus entes”, explica o gestor.

Os familiares selecionados são primordialmente os de primeiro grau, pai ou mãe da pessoa desaparecida ou uma filha ou filho desta pessoa. Não sendo possível a coleta nesses parentes, podem ser os irmãos, filhos do mesmo pai e da mesma mãe. “E o ideal é que seja mais de um doador”, reforça Souza.

O procedimento para a coleta é feito através das delegacias, quando as pessoas vão prestar queixa de desaparecimento, já são encaminhadas à Polícia Científica para procederem à coleta, como também os familiares cujos casos de desaparecimento se deram anteriormente a divulgação do serviço, podem solicitá-lo pelo telefone: (81) 3183.5388.

A proposta dGerência Geral de Polícia Científica é de, mesmo depois de encerrar a Campanha Nacional, o Estado de Pernambuco continuar com as coletas indefinidamente à sua importância.

PETROLINA - Um dos postos de coleta no Sertão pernambucano também realizou atendimentos nesta data. Compareceram ao IML Petrolina para coleta de material genético as senhoras: Alessandra Gomes de Carvalho Nunes e Judith Gomes de Oliveira Carvalho, filha e irmã, respectivamente de Iracema Gomes de Carvalho, que encontra-se desaparecida.

“É a primeira vez que realizamos esse tipo de coleta aqui em Petrolina. Com certeza auxiliará os familiares de desaparecidos nas buscas, dando não só visibilidade mas a certeza científica em confirmar o grau de parentesco entre os familiares e algum desaparecido encontrado", frisou Júlio César Freire, supervisor do IML Petrolina.

 

ServiçoColeta de Amostras de DNA – (IGFEC) Polícia Científica

POSTOS DE COLETA DA POLÍCIA CIENTÍFICA: Prazeres, Paulista, Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Palma

res, Arcoverde, Ouricuri e Salgueiro.

AGENDAMENTOS: (81) 3183.5388. 

 

  

dtr2.jpg

dtr1.jpeg