PE segue na Campanha Nacional de Coleta de DNA

Campanha Nacional para coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidos teve inicio dia 14/06 e segue até 18/06, mas em Pernambuco o serviço terá continuidade

De acordo com o gestor do Instituto de Genética Forense Eduardo Campos (IGFEC), Carlos Souza, o trabalho está sendo feito no IML, no IGFEC e em mais dez outros postos de coleta da Polícia Cientifica, espalhados pelo Estado. “Essa ação tem grande importância social, porque promove que familiares de pessoas desaparecidas sejam estimulados a doarem amostras de material genético que podem ser compartilhadas no Banco Nacional de Perfis Genéticos. Assim, promovendo a localização ou identificação de seus entes”, explica o gestor.

Os familiares selecionados são primordialmente os de primeiro grau, pai ou mãe da pessoa desaparecida ou uma filha ou filho desta pessoa. Não sendo possível a coleta nesses parentes, podem ser os irmãos, filhos do mesmo pai e da mesma mãe. “E o ideal é que seja mais de um doador”, reforça Souza.

O procedimento para a coleta é feito através das delegacias, quando as pessoas vão prestar queixa de desaparecimento, já são encaminhadas à Polícia Científica para procederem à coleta, como também os familiares cujos casos de desaparecimento se deram anteriormente a divulgação do serviço, podem solicitá-lo pelo telefone: (81) 3183.5388.

A proposta dGerência Geral de Polícia Científica é de, mesmo depois de encerrar a Campanha Nacional, o Estado de Pernambuco continuar com as coletas indefinidamente à sua importância.

PETROLINA - Um dos postos de coleta no Sertão pernambucano também realizou atendimentos nesta data. Compareceram ao IML Petrolina para coleta de material genético as senhoras: Alessandra Gomes de Carvalho Nunes e Judith Gomes de Oliveira Carvalho, filha e irmã, respectivamente de Iracema Gomes de Carvalho, que encontra-se desaparecida.

“É a primeira vez que realizamos esse tipo de coleta aqui em Petrolina. Com certeza auxiliará os familiares de desaparecidos nas buscas, dando não só visibilidade mas a certeza científica em confirmar o grau de parentesco entre os familiares e algum desaparecido encontrado", frisou Júlio César Freire, supervisor do IML Petrolina.

ServiçoColeta de Amostras de DNA – (IGFEC) Polícia Científica

POSTOS DE COLETA DA POLÍCIA CIENTÍFICA: Prazeres, Paulista, Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Palma

res, Arcoverde, Ouricuri e Salgueiro.

AGENDAMENTOS: (81) 3183.5388.

dtr2.jpg