Operações Eleições 2020

Segurança terá 7.485 postos de trabalho para o 2º turno em Pernambuco

O planejamento operacional da segurança pública para o 2º turno das Eleições Municipais 2020 em Pernambuco contará com o reforço de 7.485 postos de trabalho, entre policiais militares, civis, científico, bombeiros, servidores da Corregedoria, Operação Lei Seca e da Secretaria d e da Defesa Social. Para custeio de diárias extras, estão sendo aplicados, com recursos do Tesouro Estadual, R$ 1.436.401,00.

Esse efetivo atuará nas cidades do Recife e Paulista (onde haverá 2º turno) em regime de plantão, das 7h desta sexta-feira (27) até o meio-dia da próxima segunda-feira (30), dia seguinte às eleições. Dos 7.485 postos de trabalho, a maior parte será ocupada por policiais militares (5.311), policiais civis (838) e bombeiros militares (808). Também estão empregados policiais científicos (129), profissionais da Corregedoria Geral (77), Operação Lei Seca (192) e SDS (130). As ações serão coordenadas diretamente do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), ativado na sede do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), no bairro de São José.

“No 1º turno, quando houve eleições em 184 municípios, a segurança pública garantiu que os pleitos transcorressem de forma ordeira e tranquila. No 2º turno, teremos um policiamento mais concentrado nessas duas cidades, para que prevaleçam a legalidade, a tolerância, a civilidade e a festa democrática. Estamos reforçando as áreas de zonas eleitorais desses municípios e mantendo as delegacias em pleno funcionamento, além da integração entre órgãos de segurança e Justiça Eleitoral para ações rápidas e precisas na prevenção e repressão aos crimes eleitorais e também de outras naturezas”, explica o secretário de Defesa Social Antonio de Pádua.